Categories: Estado

Qualidade da água é tema de reunião entre CNJ e DSEI Tocantins


A qualidade da água consumida pelas comunidades indígenas da região de Formoso do Araguaia foi o principal tema de uma reunião realizada nesta quarta-feira (9/4) entre o Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins (DSEI-TO) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Representaram o CNJ na reunião a conselheira Daiane de Lira, supervisora do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), e a juíza substituta da Presidência do Conselho, Lívia Peres. O encontro ocorreu no Fórum de Formoso do Araguaia e contou com a presença de autoridades locais e profissionais da área da saúde.

Segundo o Apoiador Técnico de Saneamento do DSEI-TO, Robson Kran, a água atualmente consumida nas aldeias da região precisa passar por testes de potabilidade — um procedimento laboratorial que avalia a segurança da água para consumo humano. Após essa etapa, será necessário realizar o estudo do solo e, em seguida, a perfuração de poços artesianos.

As representantes do CNJ se comprometeram a intermediar, junto ao Governo do Tocantins, os trâmites necessários para garantir água de qualidade às comunidades indígenas da Ilha do Bananal.

“Não dá para vir aqui, realizar os atendimentos e ir embora. Queremos acompanhar e buscar soluções concretas para melhorar a vida dessas comunidades”, afirmou a conselheira Daiane de Lira.

A secretária municipal de Saúde de Formoso do Araguaia, Rafaella de Paula Mello, também participou da reunião e informou que a prefeitura vai disponibilizar a análise da água nas 12 aldeias localizadas no município.

O encontro integrou as atividades da 1ª Semana Nacional da Saúde, promovida pelo CNJ, pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e demais parceiros, em Formoso do Araguaia, na região da Ilha do Bananal.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO revoga resoluções e consolida Central de Processamento Eletrônico

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) revogou, por meio da Resolução nº 29, de…

10 horas ago

Ex-diretor do INSS admite receber mais de R$ 2 milhões de empresas ligadas ao “Careca do INSS”, mas nega envolvimento em desvios – Notícias

27/10/2025 - 20:51   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Alexandre Guimarães admitiu que a…

10 horas ago

Comarca de Gurupi define pauta da 8ª Temporada do Tribunal do Júri; sorteio de jurados será dia 29/10

O juiz Jossanner Nery Nogueira Luna, titular da Vara Especializada no Combate à Violência Contra…

11 horas ago

Prefeitura de Palmas lança nesta quarta, 29, Projeto Juntos pela Inclusão: Cuidar de quem Cuida | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas lança nesta quarta, 29, Projeto Juntos pela Inclusão: Cuidar de quem Cuida…

12 horas ago

TJTO abre Semana da Saúde com reflexão sobre o sentido da vida

“Que ser humano você quer ser ao final da sua vida?” Foi com essa pergunta…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza manutenção nas vias de acesso ao Cemitério Municipal Jardim da Paz | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza manutenção nas vias de acesso ao Cemitério Municipal Jardim da Paz…

12 horas ago