Os novos residentes da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) foram recepcionados nesta quinta-feira, 10, no Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, como parte das ações de promoção da qualidade de vida desenvolvidas ao longo do mês de abril. O acolhimento contou com a prática corporal chinesa Lian Gong, dinâmicas de integração e uma confraternização com pratos típicos, especialmente preparada para receber profissionais vindos de outros estados.
Recomendada pelo Ministério da Saúde, a prática terapêutica Lian Gong integra o conjunto conhecido como ‘18 Terapias’, pertencente à Medicina Tradicional Chinesa, e é reconhecida como uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para a psicóloga residente Camila Lira da Silva, que veio de Manaus e reside na Capital há cerca de um mês, a oferta das práticas integrativas é fundamental no contexto do SUS. “Já conhecia a aromaterapia, entre outras práticas, mas é a primeira vez que tenho contato com o Lian Gong. Achei muito interessante e quero aproveitar minha atuação em Palmas para conhecer mais sobre esse tipo de cuidado”, afirmou.
Natural de Sergipe e residente do programa em Saúde da Família como biomédico, Pedro Alves de Oliveira Júnior conta que ficou surpreso com a atividade logo nos primeiros dias. “Não esperava uma capacitação sobre essa técnica na recepção, mas foi muito bem-vinda. Novas práticas fazem parte da experiência de trabalhar em um novo território”, destacou.
Atualmente, três Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas oferecem a prática do Lian Gong: USF Professora Isabel Auler (Arso 23/207 Sul), USF Francisco Júnior (Arso 41/403 Sul) e USF Loiane Moreno Vieira, na Arse 24, (210 Sul). De acordo com a coordenadora de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Tiemi Kojo, a intenção é ampliar a oferta. “Estamos trabalhando para expandir essa ação a outras unidades, capacitando profissionais para que a prática esteja presente em diversas regiões da cidade”, afirmou.
Lian Gong
O Lian Gong é uma série de exercícios terapêuticos que combinam movimentos suaves, respiração e concentração. A prática tem como objetivos prevenir e tratar dores musculares e articulares, melhorar o equilíbrio, a postura e a flexibilidade, além de promover o bem-estar físico e emocional.
Texto: Rodrigo Marques
Edição: Iara Cruz
Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate…
Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu A manhã…
Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 31 pelo Dia do Servidor Decreto transfere…
Portaria Nº 3586/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 23 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) abriu o processo de seleção para o preenchimento…
“Coleciono milagres, mas, se pudesse escolher, gostaria de não colecioná-los”, disse a paciente oncológica, Liliane…