Categories: Estado

Réu é absolvido em julgamento por homicídio qualificado no Tribunal do Júri de Itaguatins


Em sessão realizada nesta quarta-feira (8/5), o Tribunal do Júri da Comarca de Itaguatins absolveu Francisco Ageison Muniz da Silva, de 48 anos, acusado de ter matado Boaventura Jardim Araújo com golpes de faca em 27/04/2021.

Conforme o processo, a vítima foi até a casa do acusado e, ao ser vista por ele no portão da residência, foi atingida com um golpe de faca no abdômen e outros dois nas costas. Boaventura caminhou por alguns metros e chegou a pedir ajuda, mas morreu no hospital.

Durante o interrogatório, Francisco afirmou ter agido em legítima defesa, alegando que temia pela própria vida em razão de ameaças antigas atribuídas à vítima. O histórico relatado por ele incluía um suposto episódio ocorrido em 1997, quando Boaventura teria praticado atos libidinosos contra sua filha e outras mulheres da família. Anos depois, o reencontro entre os dois, segundo Francisco, reacendeu o temor de vingança.

Apesar de tê-lo denunciado originalmente por homicídio qualificado — por motivo fútil e com uso de recurso que dificultou a defesa da vítima —, o Ministério Público optou por requerer a condenação por homicídio simples durante o julgamento e reconheceu a tese de legítima defesa.

Na votação dos quesitos pelos jurados, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade do crime e a autoria, mas optou pela absolvição do réu.

Com base na decisão soberana do júri, a juíza Nely Alves da Cruz, que presidiu o Tribunal do Júri, declarou Francisco Silva absolvido das acusações e revogou sua prisão preventiva, determinando a expedição do alvará de soltura.

Cabe recurso da decisão ao Tribunal de Justiça.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Abertura do ano legislativo em Palmas reforça diálogo e construção conjunta entre os poderes – Câmara de Palmas

A abertura do ano legislativo em Palmas foi realizada nesta quinta-feira, 5, no plenário da…

4 minutos ago

Judiciário do Tocantins participa de reunião interinstitucional que marca retomada do Conselho da Comunidade de Araguaína

A juíza Gisele Veronese, titular da 3ª Vara Criminal e Execuções Penais/Cepema de Araguaína, participou,…

54 minutos ago

Senadora Professora Dorinha celebra início das obras de 25 casas populares em Santa Rosa do Tocantins • Senadora Professora Dorinha

A Senadora Professora Dorinha esteve em Santa Rosa do Tocantins nesta sexta-feira, 23, para a…

3 horas ago

Sebrae Tocantins abre inscrições para o programa ALI Produtividade | ASN Tocantins

Os interessados em participar do programa ALI Produtividade já podem fazer as inscrições, por meio…

3 horas ago

Palestra do Sebrae Tocantins orienta empresas do turismo sobre acesso ao crédito | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins promove, nesta quinta-feira, a palestra “Acesso ao Crédito para Empresas do Turismo”,…

3 horas ago

Escola Municipal Teodomiro Rodrigues é inaugurada em Colinas com recursos da senadora Professora Dorinha • Senadora Professora Dorinha

Foi oficialmente entregue à população de Colinas, nesta segunda-feira, a Escola Municipal Teodomiro Rodrigues Rocha,…

4 horas ago