Categories: Estado

Réu é condenado a 9 anos de prisão por tentativa de homicídio de estudante que sobreviveu a 27 facadas e ficou 13 dias internado


O Tribunal do Júri realizado na Comarca de Miracema na quinta-feira (16/5) condenou José Etevaldo Coimbra dos Santos Junior, conhecido como “Graxinha”, de 20 anos, por tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil, meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa de um estudante atingido com 27 facadas em setembro de 2022. 

Conforme o processo, por desavenças anteriores, o réu estava em um trio que procurou por um irmão da vítima na residência em que moravam mãe e três filhos, em setembro de 2022. A mãe conseguiu fugir para buscar ajuda enquanto o grupo arrombava a porta e entrava na residência. A vítima foi encontrada escondida sob a cama de um dos quartos. 

Segundo a ação, o estudante, hoje com 20 anos, se negou a dizer para o réu o paradeiro do irmão e levou 27 facadas. Socorrido pelos familiares e vizinhos, foi levado para o hospital em Miracema e de lá foi transferido para o Hospital Geral de Palmas, onde sobreviveu após 13 dias internado e diversas cirurgias para se recompor dos ferimentos, que deixaram limitações de movimento nas duas mãos.

Ao estabelecer a pena de prisão, após a decisão dos jurados, o juiz que presidiu o julgamento, Marcello Rodrigues de Ataídes, da 1ª Vara Criminal de Miracema do Tocantins, a fixou em 9 anos e 4 meses, em regime fechado. 

Na sentença, o juiz ponderou que o réu fez o ataque à residência de uma idosa, a mãe da vítima, e o fato do estudante ter levado 27 facadas com internação demorada, diante da gravidade dos ferimentos e fixou inicialmente a pena em 16 anos de prisão. 

Este tempo de reclusão acabou reduzido em 2 anos pela idade do autor na época (menoridade relativa). Também teve retirado em um terço da pena em razão da regra processual do artigo 14 do Código Penal, que prevê essa redução na punição de tentativa de crime que não se concretiza seja pela ineficácia do meio usado ou impropriedade do objeto.

O réu permanecerá preso enquanto recorre da condenação, segundo a sentença publicada na sexta-feira (17/5).



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Corrida da Justiça reúne 1.300 participantes em Palmas e promove acessibilidade e inclusão neste domingo (26/10)

A 7ª edição da Corrida da Justiça – Acessibilidade e Inclusão será realizada, neste domingo…

55 minutos ago

Parceria entre TJTO e TCE garante serviços da Justiça em todas as edições do projeto “Aliança pela Primeira Infância”

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) esteve presente em todas as etapas do projeto…

2 horas ago

Em Mateiros, mulher consegue curatela de irmão durante Pop Rua Jud para garantir benefício do INSS

O juiz William Trigilio da Silva, da 1ª Escrivania Cível de Ponte Alta, concedeu, nesta…

4 horas ago

Prefeitura de Palmas abre vagas para servidores se aperfeiçoarem sobre práticas de controle ambiental | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas abre vagas para servidores se aperfeiçoarem sobre práticas de controle ambiental Capacitação…

4 horas ago

Curso voltado a servidores da Prefeitura de Palmas aborda Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos | Prefeitura Municipal de Palmas

Curso voltado a servidores da Prefeitura de Palmas aborda Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos…

5 horas ago

Nota de Pesar

O Tribunal de Justiça manifesta pesar pelo falecimento da senhora Lucivanda Alves de Lima, irmã…

5 horas ago