À frente de uma equipe formada por 96 servidores(as), a diretora de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Tocantins (Dtinf/TJTO), Alice Setúbal, realizou uma reunião de alinhamento e acompanhamento das ações de 2025 com a equipe técnica, na tarde desta sexta-feira (12/12), reforçando o espírito colaborativo para os avanços da gestão no âmbito da inovação no ano corrente.
“Este ano de 2025 foi um ano de muitas conquistas. Uma delas: a Diretoria de Tecnologia do Tribunal de Justiça ganhou um prêmio do Judiciário Exponencial, na categoria Executivo de TI, e o prêmio é resultado do trabalho de cada um de vocês, que foi essencial para esse resultado. Tivemos ainda um grande avanço no iGovTIC: hoje somos nível Excelência, com nota 91,84. Em dois anos, subimos 20 posições no ranking do indicador do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Isso só reforça o compromisso de toda a equipe com os projetos de inovação para melhoria da prestação jurisdicional”, disse a diretora Alice, reforçando que não há méritos sem o empenho coletivo.
Em comparação com o índice de 2024 (91,6 pontos), o TJTO superou a própria marca e ficou acima da média nacional registrada pelos 94 tribunais avaliados, que foi de 86,34 pontos.
O reconhecimento ao trabalho em equipe se deve às conquistas obtidas ao longo do ano, com destaque para:
– 1º lugar no Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial, na categoria Executivo de Tecnologia de Tribunais Estaduais e Militares;
– Selo “Judiciário Inovador”, concedido à inteligência artificial “Giseli – Gestão Integrada das Serventias Extrajudiciais com Linguagem Inteligente” e ao aplicativo web “Direciona: cartilhas que conversam. Um app que encontra”;
– Nível de Excelência no Índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (iGovTIC-JUD), com nota 91,84;
– Implantação do Projeto-Piloto GAIA, nova ferramenta de Gestão Avançada de Inteligência Artificial integrada ao sistema eproc.
Com uma atuação norteada pelos Macrodesafios do Plano de Gestão 2025–2027, intitulados Estratégia Nacional de TIC e de Proteção de Dados e Fortalecimento da Estratégia Nacional de TIC e de Proteção de Dados, a diretoria teve avanços consideráveis, como a implantação do duplo fator de autenticação do usuário, a implantação do Google Drive nas comarcas, dentre outros.
Presente no encontro, o responsável pela meta do Plano de Gestão que visa elaborar e executar ações para o aprimoramento da governança e gestão de dados no Poder Judiciário do Estado do Tocantins, o coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges), Renato Gomes, agradeceu a parceria da equipe de TI.
“Eu estive no Tribunal de Justiça entre 2015 e 2019 e retornei na atual gestão, e é fantástica a evolução e o desenvolvimento da diretoria. Está muito bem estruturada, mais alinhada às unidades, com visão estratégica, demonstrando um nível de maturidade de todo o corpo funcional, e isso permite muito mais ganhos para todos, em especial para o Poder Judiciário, que só avança cada vez mais. Obrigado pelo apoio e parceria”, destacou.
A colaboração de todos(as) para o trabalho em equipe sustenta uma gestão marcada por inovação, planejamento e foco em resultados, fortalecendo a transformação digital do Judiciário tocantinense e aproximando a tecnologia das reais necessidades de magistrados(as), servidores(as) e da sociedade.