Categories: Palmas

Saúde de Palmas capacita cerca de 40 enfermeiros da Atenção Primária em cateterismo vesical | Prefeitura Municipal de Palmas


Saúde de Palmas capacita cerca de 40 enfermeiros da Atenção Primária em cateterismo vesical

Durante curso foram entregues 34 kits de cateterismo vesical para cada USF da Capital

Com foco na promoção da educação continuada dos profissionais enfermeiros que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas, assim como na instrumentalização das próprias unidades, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizou o curso ‘Capacitação em Cateterismo Vesical de Demora e Alívio’. Desenvolvida pela Diretoria da Atenção Primária, a capacitação foi encerrada nesta sexta-feira, 27, após três dias de aulas teóricas e práticas, com a entrega de kits específicos para a execução do procedimento.

Coordenadora do Distrito da Região Norte da Diretoria de Atenção Primária da Semus, a enfermeira Gislane Aneanes foi uma das responsáveis por ministrar os conteúdos durante o curso, que transcorreu nestas quarta, 25, quinta, 26, e sexta-feira, 27, das 8 às 12 horas, sendo três diferentes turmas a cada dia. De acordo com Gislane, a capacitação foi um sucesso.

“Quem participou saiu com mais conhecimento e mais autonomia para realizar o procedimento com maior domínio das técnicas que devem ser aplicadas e, também, das resoluções da profissão. Superamos as expectativas”, garantiu.

Qualificação do atendimento

Enfermeiro que atua na USF Laurides Lima Milhomem, localizada no Jardim Aureny III, Klebber Vital foi um dos inscritos na capacitação. Segundo o profissional, manter as equipes da linha de frente do atendimento familiar em constante aprimoramento é essencial para a qualidade do serviço entregue à população.

“Toda capacitação nos leva a entregar um atendimento cada vez melhor. E esta foi essencial, porque há muitas demandas pelo cateterismo nas unidades de atenção primária, que é a porta de entrada dos pacientes da saúde municipal”, comemorou.

Parcerias

Foram parceiras da Semus na realização da ‘Capacitação em Cateterismo Vesical de Demora e Alívio’ a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), que se responsabilizou pelo processo de inscrições e pela emissão dos certificados para os participantes; além da Universidade Luterana de Palmas Ceulp/Ulbra, que disponibilizou o laboratório e manequins para a realização das aulas teóricas e práticas.

Kits

Ao todo, foram entregues 34 kits de cateterismo vesical que serão distribuídos em cada uma das USFs da cidade. Cada kit é composto por uma bandeja, uma cuba-rim, uma cuba-redonda, uma pinça e gazes.

Texto: Marcus Mesquita

Edição: Denis Rocha



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

3 horas ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

4 horas ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

4 horas ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

4 horas ago

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo | Prefeitura Municipal de Palmas

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…

5 horas ago

debatedores reiteram que o Fundeb é fundamental para a educação pública — Senado Notícias

Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…

5 horas ago