A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), está presente no 3º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde. Durante a abertura do evento, realizada nesta quarta-feira, 15, a titular da Semus, Dhieine Caminski, destacou a importância da tecnologia e da inovação como ferramentas para aprimorar os serviços oferecidos à população palmense. O evento, realizado na Vila Agrotins, seguirá até sexta-feira, 17, e tem como foco principal discutir os avanços do Sistema Único de Saúde (SUS) no campo da inovação digital e o fortalecimento da gestão pública em saúde.
A secretária destacou que a tecnologia tem papel essencial nesse processo de aprimoramento. “É um prazer participar de um congresso que debate os avanços do SUS dentro da inovação digital. A modernização do sistema traz mais praticidade e eficiência para o usuário. A Semus tem buscado constantemente facilitar a vida dos pacientes, seja no controle de dados que permite a busca ativa de quem precisa completar o esquema vacinal, seja na melhoria dos nossos processos de atendimento”, afirmou.
Dhieine ressaltou ainda que Palmas vive um momento de expansão da rede de atenção básica e especializada, com novos investimentos que reforçam o compromisso da gestão com a modernização do sistema. “A Prefeitura de Palmas abriu quatro licitações para a construção de novas unidades de saúde, com recursos do Novo PAC, do governo federal, totalizando R$ 31,2 milhões em investimentos. Entre elas, estão o primeiro Centro de Parto Normal, um Caps tipo III, uma Unidade de Atenção Especializada e uma nova Unidade de Saúde da Família. São obras que ampliam o acesso e trazem mais eficiência ao atendimento”, afirmou.
A cerimônia de abertura contou com a presença do governador do Tocantins, Laurez Moreira, que enfatizou os investimentos destinados ao fortalecimento da saúde pública, incluindo mais de R$ um milhão para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Palmas. O secretário municipal Extraordinário de Relações Institucionais, Sérgio Vieira Marques, representou o prefeito Eduardo Siqueira Campos no evento.
Projeto Missão Imunizar
Na manhã desta quinta-feira, 16, a Vigilância em Saúde da Semus apresentou aos servidores do órgão a experiência exitosa do Missão Imunizar, que conseguiu ultrapassar a marca de maior campanha em número de vacinas por mês desde 2020. Em agosto deste ano foram aplicadas 47.676 doses, representando um aumento de 299% comparado com o mesmo período em 2024 com registro de 15.902 imunizantes administrados. O projeto é uma resposta aos índices de cobertura vacinal em que Palmas estava abaixo do esperado, especialmente em crianças de zero a quatro anos.
Texto: Rodrigo Marques
Edição: Iara Cruz
Em alusão ao Outubro Rosa, a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) lançou um novo…
Alunos da ETI Fidêncio Bogo participam de palestra sobre plantas alimentícias não convencionais Atividade realizada…
O Sebrae Tocantins participa, entre os dias 15 e 18 de outubro, da Feira do…
A Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou nesta quinta-feira (16) sessão solene para empossar o…
Atletas do basquete da Escola Municipal Anne Frank representam Palmas e o Tocantins nos JEB’s…
Novos professores fortalecem rede municipal de ensino de Palmas com entusiasmo e compromisso Professores aprovados…