A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), está presente no 3º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde. Durante a abertura do evento, realizada nesta quarta-feira, 15, a titular da Semus, Dhieine Caminski, destacou a importância da tecnologia e da inovação como ferramentas para aprimorar os serviços oferecidos à população palmense. O evento, realizado na Vila Agrotins, seguirá até sexta-feira, 17, e tem como foco principal discutir os avanços do Sistema Único de Saúde (SUS) no campo da inovação digital e o fortalecimento da gestão pública em saúde.
A secretária destacou que a tecnologia tem papel essencial nesse processo de aprimoramento. “É um prazer participar de um congresso que debate os avanços do SUS dentro da inovação digital. A modernização do sistema traz mais praticidade e eficiência para o usuário. A Semus tem buscado constantemente facilitar a vida dos pacientes, seja no controle de dados que permite a busca ativa de quem precisa completar o esquema vacinal, seja na melhoria dos nossos processos de atendimento”, afirmou.
Dhieine ressaltou ainda que Palmas vive um momento de expansão da rede de atenção básica e especializada, com novos investimentos que reforçam o compromisso da gestão com a modernização do sistema. “A Prefeitura de Palmas abriu quatro licitações para a construção de novas unidades de saúde, com recursos do Novo PAC, do governo federal, totalizando R$ 31,2 milhões em investimentos. Entre elas, estão o primeiro Centro de Parto Normal, um Caps tipo III, uma Unidade de Atenção Especializada e uma nova Unidade de Saúde da Família. São obras que ampliam o acesso e trazem mais eficiência ao atendimento”, afirmou.
A cerimônia de abertura contou com a presença do governador do Tocantins, Laurez Moreira, que enfatizou os investimentos destinados ao fortalecimento da saúde pública, incluindo mais de R$ um milhão para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Palmas. O secretário municipal Extraordinário de Relações Institucionais, Sérgio Vieira Marques, representou o prefeito Eduardo Siqueira Campos no evento.
Projeto Missão Imunizar
Na manhã desta quinta-feira, 16, a Vigilância em Saúde da Semus apresentou aos servidores do órgão a experiência exitosa do Missão Imunizar, que conseguiu ultrapassar a marca de maior campanha em número de vacinas por mês desde 2020. Em agosto deste ano foram aplicadas 47.676 doses, representando um aumento de 299% comparado com o mesmo período em 2024 com registro de 15.902 imunizantes administrados. O projeto é uma resposta aos índices de cobertura vacinal em que Palmas estava abaixo do esperado, especialmente em crianças de zero a quatro anos.
Texto: Rodrigo Marques
Edição: Iara Cruz
Conselho Municipal de Assistência Social aprova Plano de Ação Emergencial para atendimento às famílias do…
Secretaria de Relações Institucionais recebe equipe de vôlei adaptado que participará de competição nacional no…
A Comarca de Arapoema, no norte do Tocantins, definiu o calendário para a primeira temporada…
Prefeitura de Palmas retoma Capital da Fé e anuncia programação com grandes nomes da música…
Prefeitura de Palmas autoriza doação de área para ampliação do Fórum da Capital Iniciativa reforça…
Obras da praça da Arne 53 avançam com construção de via pavimentada e pista de…