Foto: Raíza Milhomem/Semus Palmas
Com o retorno das chuvas e do clima mais úmido na Capital, é comum um aumento do número de pacientes com sintomas de resfriado, gripe, dengue, chikungunya e zika vírus. Para evitar que a população sofra com essas doenças, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) orienta algumas medidas que a população pode adotar.
Segundo a médica residente da saúde da família Milena Cristina Vidal, que atende na Unidade de Saúde da Família (USF) Valéria Martins, os principais sinais das enfermidades provocadas pelas arboviroses, especialmente as transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, são febre alta, erupções cutâneas, dores musculares e articulares.
Já os sintomas gripais apresentam febre, coriza, tosse, dores na cabeça, na garganta e no corpo. Ainda de acordo com Milena, algumas doenças se manifestam de maneira semelhante no organismo e isso faz com que a população confunda os sintomas e arrisquem a automedicação.
A médica reforça que existem medicações contra indicadas em pacientes com dengue. A Semus recomenda à população que procure a USF de referência ainda no início dos sintomas, entre eles, dores abdominais, vômitos de repetição, sangramentos, fadiga ou irritabilidade.
Para evitar dengue, chikungunya e zika:
Para evitar gripes e resfriados:
A senadora Professora Dorinha (União) foi prestigiar um dos carnavais mais tradicionais do Estado nesta…
Não é não e tá dito! A mensagem simples e direta, estampada nos leques informativos…
A pré-candidatura da senadora Professora Dorinha Seabra (União) ao Governo do Tocantins ganhou um importante…
A senadora Professora Dorinha Seabra (União) esteve em Gurupi neste sábado (14) para prestigiar o…
Em meio às festas, blocos e celebrações do Carnaval, o Tribunal de Justiça do Tocantins…
Durante o período do Carnaval, o Poder Judiciário do Tocantins atuará em regime de plantão,…