Foto: Raíza Milhomem/Semus Palmas
Com o retorno das chuvas e do clima mais úmido na Capital, é comum um aumento do número de pacientes com sintomas de resfriado, gripe, dengue, chikungunya e zika vírus. Para evitar que a população sofra com essas doenças, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) orienta algumas medidas que a população pode adotar.
Segundo a médica residente da saúde da família Milena Cristina Vidal, que atende na Unidade de Saúde da Família (USF) Valéria Martins, os principais sinais das enfermidades provocadas pelas arboviroses, especialmente as transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, são febre alta, erupções cutâneas, dores musculares e articulares.
Já os sintomas gripais apresentam febre, coriza, tosse, dores na cabeça, na garganta e no corpo. Ainda de acordo com Milena, algumas doenças se manifestam de maneira semelhante no organismo e isso faz com que a população confunda os sintomas e arrisquem a automedicação.
A médica reforça que existem medicações contra indicadas em pacientes com dengue. A Semus recomenda à população que procure a USF de referência ainda no início dos sintomas, entre eles, dores abdominais, vômitos de repetição, sangramentos, fadiga ou irritabilidade.
Para evitar dengue, chikungunya e zika:
Para evitar gripes e resfriados:
Prefeitura de Palmas fortalece formação profissional e consolida a Escola de Saúde Pública de Palmas…
Palmas encerra programação natalina em clima de confraternização em Taquaruçu Grande Programação conta com mais…
Empreendedorismo, regularização fundiária e geração de empregos impulsionam desenvolvimento econômico de Palmas Ações da Secretaria…
Alunos de Palmas conquistam duas medalhas de ouro e colocam a rede municipal em destaque…
Confiança que acolhe: famílias relatam segurança e desenvolvimento das crianças atendidas nos Cmeis da Capital…
estaurantes comunitários de Palmas funcionarão nesta quarta-feira, 24, e quinta-feira, 31 Equipamentos públicos não abrirão…