A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas e da Fundação Escola Pública de Palmas (Fesp), promoveu, na tarde de sexta-feira, 16, uma mobilização no Parque Cesamar em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. O evento, voltado à defesa dos direitos das pessoas em sofrimento mental, contou com sarau, exposição de pinturas, artesanato e apresentações musicais realizadas por pacientes em tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
A secretária de Saúde de Palmas, Dhieine Caminski, destacou o compromisso da gestão com uma rede de cuidado humanizada e inclusiva. “A luta antimanicomial é, acima de tudo, uma defesa da dignidade humana. A saúde mental precisa ser tratada com acolhimento, liberdade e respeito. Seguimos investindo em políticas públicas que garantam atenção psicossocial integral e sem preconceitos, colocando o cuidado no centro das nossas ações”, afirmou.
Programação
Durante o mês de maio, a Semus intensificou as ações voltadas à temática, como o 7º Fórum de Saúde Mental de Palmas, que discutiu a saúde mental dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e resultou na criação de duas novas portarias: uma que institui o Programa Municipal de Educação Permanente em Saúde Mental, e a outra que estabelece o Fórum Permanente de Saúde Mental. As medidas visam fortalecer a rede de atenção psicossocial no município. Saiba mais clicando aqui.
Outra iniciativa de destaque lançada no fim de abril é o projeto ‘Cuidando de Quem Cuida’, voltado à promoção da saúde e do bem-estar dos profissionais da rede municipal de saúde. A proposta reconhece os desafios enfrentados diariamente por esses trabalhadores e oferece ações concretas para garantir mais qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Texto: Fernanda Mendonça
Edição: Iara Cruz
Dedetização nos fóruns do interior é reagendada para 28 e 29 de novembro Por Heloísa…
As diretrizes e metas da segunda edição do projeto Plantar para ComPENSAR foram apresentadas às…
O mutirão de audiências realizado na Comarca de Palmas aprovou 110 Acordos de Não Persecução…
Mais de mil currículos já estão cadastrados nas vagas ofertadas pelo Mutirão Palmas Mais Empregos…
Como parte da campanha do Novembro Azul, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) promoveu…
Equipe técnica da Semed formaliza entrega de relatório para a Comissão Coordenadora de Monitoramento e…