A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) da Prefeitura de Palmas mobilizou uma agenda municipalista de atenção à saúde nesta segunda-feira, 24, para articular estratégias que visam solucionar as principais demandas regionais em comum, como a compra de medicamentos e o desenvolvimento do Programa de Pactuação de Atenção Especializada (PPAE).
O encontro contou com a presença da secretária da Semus de Palmas, Dhieine Caminski; das secretárias de saúde da Prefeitura de Gurupi, Luana Nunes, e da Prefeitura de Araguaína, Ana Paula Abadia; representantes da saúde da Prefeitura de Paraíso; e o representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (Comens), Carlos Zandoná. A Prefeitura de Porto Nacional foi convidada, mas por incompatibilidade de agendas não compareceu, participará das próximas reuniões.
Uma demanda recorrente entre os cinco municípios é a aquisição de medicamentos. “Quando estive em Santa Catarina, observei que o consórcio de medicação funcionou para lá e, tendo em vista que o processo licitatório muitas vezes é dado como fracassado, sugeri que nos juntássemos para conseguirmos comprar em larga escala, garantindo uma assistência de qualidade pela disponibilização da oferta e, ainda, economicidade na compra”, destacou Dhieine.
Com a adesão da proposta entre os interessados, será criado um grupo de trabalho (GT) que vai estruturar o consórcio de saúde integrada para aquisição compartilhada de medicamentos e insumos entre Palmas, Porto Nacional, Paraíso, Gurupi e Araguaína. O GT vai ter um cronograma mensal fixo para elaboração do consórcio.
Também foi discutido nessa reunião a organização regional da PPAE para desenvolver estratégias de regionalização e descentralização do programa. “A outra iniciativa proposta por nós é a implantação do complexo regional de saúde, que visa estabelecer em alguns desses municípios seus vícios específicos para atender a população diferenciada”, completou a secretária Dhieine.
Iniciativa aplaudida
“Este encontro representa um momento crucial para o fortalecimento das políticas públicas de saúde em nosso estado. Reunir as maiores cidades do Tocantins para alinhar estratégias e trocar experiências é fundamental para enfrentarmos os desafios comuns, especialmente no que diz respeito ao acesso, qualidade e eficiência dos serviços de saúde”, salientou a secretária Ana Paula.
Para a secretária de Saúde de Gurupi, a formação de um consórcio para aquisição de medicamentos e insumos é algo extremamente importante, pois é uma dificuldade que os municípios enfrentam em conseguir adquirir esses produtos. “Tendo a possibilidade de um consórcio, a gente consegue viabilizar isso de forma muito mais rápida e também com preços que são ainda melhores para os municípios. Então, foi uma manhã extremamente produtiva porque possibilitou abrir novos pensamentos para que possamos realmente pensar e colocar em prática a partir de agora. Gurupi está empenhada em fazer dar certo”, explicou.
Na visão do representante da Comens, a iniciativa é excelente e ajudará a solucionar os problemas enfrentados por esses municípios, podendo, no futuro, beneficiar outros que tenham interesse em aderir. “Precisamos adotar iniciativas como a discutida hoje, pois isso vai agilizar e facilitar o trabalho dos municípios, assim como já ocorre em outros estados”, defendeu.
Texto: Gabriela Letrari
1/1
O projeto de lei que autoriza o funcionamento de cassinos e bingos, legaliza o jogo…
A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), presidida pela senadora Professora Dorinha Seabra (União), realiza nesta…
Nova operação do transporte de Palmas completa dois meses com aprovação de usuários Mais de…
“É com ela que eu quero viver até o fim da vida” A declaração…
Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…
Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…