Compras públicas podem ser a chave para o crescimento da economia local. É com esse objetivo que o Sebrae Tocantins, em parceria com a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), por meio da Escola do Legislativo, realiza o Circuito de Seminários sobre Compras Públicas – Transforma Cidade, com ênfase no programa Contrata + Brasil. A iniciativa pretende capacitar gestores públicos e empreendedores a simplificarem processos e ampliar a participação dos Microempreendedores Individuais (MEIs) e Micro e Pequenas Empresas (MPEs) nas contratações municipais.
O circuito acontece nas cidades de Paraíso, Gurupi, Taguatinga, Porto Nacional, Augustinópolis, Araguaína e Colinas, sempre das 8h às 12h. A participação é gratuita e o público-alvo inclui prefeitos e vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, agentes de desenvolvimento e equipes técnicas das prefeituras, como Comissão Permanente de Licitação (CPL), setores de Compras Públicas, Controle Interno e Assessoria Jurídica, além de empreendedores interessados em fornecer produtos e serviços para o poder público municipal.
De acordo com o Sebrae, o projeto integra diagnósticos de desenvolvimento local, capacitação de lideranças, formação de agentes de desenvolvimento e busca por um ambiente de negócios mais eficiente, com foco na simplificação de processos e segurança jurídica. Durante os seminários, será abordada a implementação do Programa Contrata Mais Brasil, oferecendo orientação para que municípios contratem MEIs e MPEs de forma simplificada, fortalecendo a economia local e a circulação de renda nos municípios.
O circuito também apresenta cases de sucesso, como o da Prefeitura de Recife, que transformou a gestão de compras públicas, e conta com a análise de juristas especializados, garantindo segurança jurídica nos processos.
Segundo Gilzane Pereira, gerente do Sebrae Tocantins, a iniciativa tem ainda o objetivo de mostrar que as compras públicas podem ser um motor de desenvolvimento local. “Nossa intenção é mostrar aos prefeitos, secretários e equipes técnicas, que o município tem em mãos a ferramenta mais poderosa de desenvolvimento, que é comprar de quem está perto. Estimular a contratação dos pequenos negócios gera emprego e aumenta a arrecadação”, afirma
Parque Cesamar fecha de segunda, 8, a quarta, 10, para finalização da decoração natalina Medida…
O Plenário deverá votar nesta quarta-feira (10) projeto que autoriza os estados, Distrito Federal e…
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado pode votar nesta terça-feira (9) o projeto que…
O capim dourado, matéria-prima que simboliza o Cerrado e a identidade do Jalapão, ganha novos…
Prefeitura de Palmas remove cerca de 80 toneladas de entulho no setor Água Fria Ação…
Guarda Metropolitana de Palmas atende tentativa de feminicídio na Arso 111 Vítima sofreu ferimentos graves…