Cinco artesãos do Estado embarcam nesta terça-feira, 02, rumo à Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte (MG), com o apoio do Sebrae Tocantins. Na bagagem, eles carregam a diversidade, a qualidade e a riqueza simbólica que traduzem a memória e a identidade cultural da região Norte.
O evento, que vai até dia 7, ocorre no centro Expominas. A iniciativa tem o objetivo de promover, valorizar e impulsionar o setor artesanal brasileiro. A ação funciona como um grande espaço de comercialização, visibilidade e conexão entre artesãos, compradores, lojistas, designers, entidades de apoio e o público em geral. A feira é uma das maiores vitrines do setor no País e a presença do Tocantins representa uma oportunidade estratégica para networking e divulgação da cultura local.
Dentre as peças expostas estão as clássicas fibras de Capim Dourado, marca registrada do Estado; cerâmicas brancas de Pindorama; peças indígenas das bonecas Ritxoko, da Ilha do Bananal, produzidas em sementes e materiais naturais e acessórios e bijuterias em sementes de Xambioá, que expressam a criatividade e ancestralidade local.
“Essa expressão cultural fortalece o reconhecimento, além de difundir a valorização ativa dessas práticas tradicionais”
reforça Celina Soares, analista do Sebrae.
A seleção dos artesãos que representarão o Tocantins na Feira Nacional do Artesanato seguiu critérios técnicos definidos pelo Sebrae. Foram priorizados empreendedores já atendidos pela instituição e com potencial de atuação competitiva no mercado nacional, o histórico de participação em projetos, capacitações e consultorias da instituição também foram considerados. Os destaques foram diversidade e inovação, com foco para produções em sementes e cerâmica, além da representatividade territorial, incluindo Jalapão, Xambioá e a regional Sudeste. Ou seja, essa curadoria busca assegurar que os selecionados avancem em sua trajetória de fortalecimento, visibilidade e expansão comercial.
Essa participação será acompanhada pela Coordenação Estadual do Artesanato do Tocantins, por meio do Projeto Sebrae Artesanato Tocantins, que tem como finalidade incentivar a geração de renda e promover o acesso a novos mercados. Para Celina Soares estar em um evento desse porte potencializa oportunidades de negócios, consolida relações comerciais e reafirma o papel do Sebrae como agente fundamental na valorização e no avanço do artesanato tocantinense. “A participação do Sebrae Tocantins na Feira Nacional de Artesanato é estratégica para impulsionar o desenvolvimento dos empreendedores criativos do Estado, porque amplia sua presença no mercado, fortalece sua competitividade e garante visibilidade a produções que expressam nossa cultura.”, explica.
Prefeitura de Palmas nomeia 126 candidatos do cadastro de reserva da Educação Chamamento amplia o…
Prefeitura de Palmas realiza balanço de Censo Cadastral Previdenciário após fim de prazo Servidores que…
Prefeitura de Palmas promove ações de educação no trânsito e reforça cuidados no retorno das…
Conselho Municipal de Assistência Social aprova Plano de Ação Emergencial para atendimento às famílias do…
Secretaria de Relações Institucionais recebe equipe de vôlei adaptado que participará de competição nacional no…
A Comarca de Arapoema, no norte do Tocantins, definiu o calendário para a primeira temporada…