Nos dias 3 e 4 de dezembro, Palmas será o centro das discussões sobre políticas públicas voltadas aos pequenos negócios, ao sediar a 39ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O evento, realizado pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp), conta com participação ativa do Sebrae Tocantins, que tem ampliado sua atuação na defesa e no fortalecimento do empreendedorismo local.
No Tocantins, 94% das empresas ativas são micro e pequenas, representando mais de 162 mil empreendedores que sustentam a economia, geram empregos e impulsionam o desenvolvimento regional, conforme dados do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), da Secretaria Nacional de Ambiente de Negócios (SANE).
Acerca disso, o Fórum se consolidou como o principal espaço de diálogo entre governo federal, estados, entidades de apoio e representantes do setor produtivo. O objetivo é construir soluções conjuntas, acompanhar iniciativas e impulsionar ações que garantam um ambiente de negócios mais competitivo em todo o País.
Para o diretor técnico do Sebrae Tocantins, Rogério Ramos, a realização do encontro no Estado reforça a relevância do cenário empreendedor local. “O Tocantins vive um momento de expansão e amadurecimento do empreendedorismo. Trazer esse debate nacional para Palmas fortalece nossa atuação, amplia a escuta das necessidades regionais e contribui para que as políticas públicas sejam mais alinhadas à realidade dos pequenos negócios. O Sebrae tem papel fundamental nessa articulação e seguirá comprometido com a competitividade dos nossos empreendedores”, destacou.
A programação do evento começa às 8 horas, com a abertura que será realizada no Palácio Araguaia, e conta com autoridades regionais e nacionais, como o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, o secretário Nacional de Ambiente de Negócios, Maurício Juvenal, o governador do Tocantins, Laurez Moreira, o secretário da Sics, Carlos Amastha, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, além de representantes do Sebrae. Em seguida, a Feira do Empreendedor é destaque, com apresentação cultural e palestra do especialista Gilclér Regina. À tarde, ocorrem as reuniões dos Comitês Temáticos (CTs) de Tecnologia e Inovação, Racionalização Legal e Burocrática e Microempreendedor Individual (MEI). No dia 4, a programação segue a partir das 9h com os CTs de Investimento e Crédito, Empreendedorismo Feminino e Étnico (GT), Política Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Acesso a Mercados e Formação e Capacitação Empreendedora. O encontro encerra com o Fórum dos Fóruns.
Segundo orientação do ministro Márcio França, o Fórum Permanente tem como missão circular pelo Brasil, aproximando as discussões das realidades locais e fortalecendo o acesso às políticas públicas para os pequenos negócios.
Guarda Metropolitana detém motociclista sem habilitação após perseguição no Jardim Taquari Veículo com características de…
Cmei Amâncio de Moraes de Palmas realiza café com os avós em dia festivo Encontro…
Em um momento marcado pelo alto índice de endividamento e pela dificuldade de acesso ao…
O Senado Federal realizará, nesta quarta-feira (03), às 10 horas, uma sessão especial em homenagem…
Prefeitura de Palmas reforma Arca de Taquaralto e soluciona integralmente demandas de inquérito do MPTO…
Prefeitura entrega PPA e PLOA à Câmara Municipal de Palmas Documentos foram protocolados na tarde…