A Secretaria Municipal da Educação (Semed) divulga o calendário de matrículas da rede municipal de ensino de Palmas para o ano letivo de 2026. As vagas contemplam desde os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) até os anos finais do Ensino Fundamental, em escolas de tempo parcial e integral.
Os interessados em pleitear uma vaga em uma das 82 unidades educacionais da rede podem fazer o cadastro do aluno, acompanhar a disponibilidade de vagas por unidade de ensino e a sua classificação na lista de espera por meio do Sistema Integrado de Matrículas de Palmas (SIMPalmas). Para a classificação do aluno são considerados os critérios especiais estabelecidos na Portaria do SIMPalmas.
Cronograma
O período de transferência automática e solicitação de transferências será entre os dias 5 e 9 de janeiro. Entre 12 a 16 de janeiro, acontecem a efetivação das matrículas das solicitações de transferência da 1ª etapa e a solicitação de matrículas para estudantes novatos. A efetivação das matrículas dos novatos é entre os dias 19 a 23 de janeiro, e a partir de 19 de janeiro de 2026 poderão ser solicitadas as matrículas da 2ª etapa (vagas excedentes e lista de espera).
Para efetivar a matrícula, os pais ou responsáveis devem comparecer à unidade educacional com os documentos pessoais da criança, declaração de transferência ou histórico escolar (exceto para Educação Infantil e Pré-escolar), foto 3×4 recente e fotocópias da certidão de nascimento, comprovante de endereço atualizado, cartão SUS e CPF. Para maiores de 18 anos é solicitado o título de eleitor e, se homem, também a carteira de reservista/CDI.
Situação Vacinal
Além desses documentos comprobatórios, é necessário também apresentar a Declaração de Situação Vacinal Escolar, documento que comprova a situação vacinal de crianças e adolescentes. A declaração informa se há alguma pendência e, se for o caso, aponta qual dose precisa ser atualizada. O relatório também contempla outras situações previstas pelas normas de imunização, como impedimentos médicos, vacinas pendentes por falta temporária do imunizante ou recusa por parte dos pais ou responsáveis.
Para obter a declaração é simples. Basta comparecer à Unidade de Saúde da Família e apresentar a carteira de vacinação do estudante. O documento sai na hora e mesmo com alguma dose em atraso, nenhum aluno terá sua matrícula prejudicada. Caso seja identificado atraso, pais ou responsáveis terão 30 dias para buscar uma unidade de saúde e regularizar a pendência. A iniciativa cumpre a Lei Estadual N.º 3.521/2019 e reforça o monitoramento contínuo das coberturas vacinais no Tocantins.
Texto: Rogério Franco
Edição: Denis Rocha
Alunos da Escola Municipal Henrique Talone de Palmas concluem ensino fundamental em cerimônia de formatura…
Prefeitura de Palmas realiza gradagem para agricultores familiares Mais de 600 produtores da zona rural…
Roda Literária da Fundação Cultural de Palmas chega à 50ª edição com lançamento da obra…
09/12/2025 - 22:22 Bruno Spada/Câmara dos Deputados Chris Tonietto, relatora do projeto A Câmara…
09/12/2025 - 22:22 Bruno Spada/Câmara dos Deputados Chris Tonietto, relatora do projeto A Câmara…
09/12/2025 - 20:51 Saulo Cruz/Agência Senado Senador Efraim Filho (C), presidente da CMO A…