Categories: Palmas

Secretaria da Educação de Palmas orienta mães sobre amamentação em cmei da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas


Secretaria da Educação de Palmas orienta mães sobre amamentação em cmei da Capital

Encontro faz parte da programação do Agosto Dourado e da Semana Mundial da Alimentação

Técnicos da alimentação escolar da Secretaria Municipal da Educação  de Palmas (Semed) e mães de crianças do berçário do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sonho de Criança, participaram de um bate-papo na tarde desta quinta-feira, 28. O encontro, realizado na unidade localizada no setor Morada do Sol, faz parte da programação do Agosto Dourado e da Semana Mundial da Alimentação.

Dentre os temas abordados, os cuidados na amamentação e a importância dessa prática nos primeiros dois anos de vida da criança ganharam destaque.

“No âmbito da Semana da Alimentação, promovemos uma ação direcionada às mães, abordando a amamentação. Discutimos a importância da amamentação, bem como as recomendações sobre o uso de mamadeiras, destacando a orientação da escola de não incentivar seu uso. Adicionalmente, abordamos a temática da alimentação saudável, incluindo a introdução alimentar, suas etapas e os alimentos recomendados”, pontua a nutricionista Alessandra Abreu, técnica responsável pelo Cmei.

Na ocasião, a equipe da Semed apresentou às mães a proposta de alimentação do Cmei, que segue os princípios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e promove uma dieta balanceada com alimentos nutritivos, visando garantir que as crianças recebam todos os nutrientes essenciais para seu desenvolvimento. O foco é oferecer “comida de verdade” para promover a saúde e o bem-estar infantil.

Para a professora de ensino médio Márcia Letrícia Gomes Barbosa, mãe de aluno do berçário, o tema é fundamental. “A transição da amamentação, a cultura familiar e as tradições, como as de nossos pais, frequentemente nos conduzem à ideia de introduzir a mamadeira e crescemos com essa perspectiva e, naturalmente, podemos considerar a sua continuidade, porém, as informações recebidas hoje foram de grande importância para, inclusive, uma mudança de comportamento. Discutirei o assunto em casa, visando evitar infecções intestinais e os potenciais impactos na dentição da criança, aspectos que reconhecemos ser essenciais para o desenvolvimento infantil”, afirma.

Texto: Juscelene Melo

Edição: Fernanda Sousa



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Educação de Palmas publica edital para escolha de diretores da rede municipal observando mérito e capacidade técnica | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas publica edital para escolha de diretores da rede municipal observando mérito e…

42 minutos ago

Previpalmas irá realizar audiência pública pra apresentar resultados de 2024 | Prefeitura Municipal de Palmas

Previpalmas irá realizar audiência pública pra apresentar resultados de 2024 Evento deve contar com representantes…

14 horas ago

TJTO, PGE e OAB/TO lançam edital para antecipar pagamento de precatórios

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, a procuradora-geral…

14 horas ago

Prefeitura inicia 2ª etapa do GeoPalmas e promete serviços ainda mais ágeis e modernos para a população | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura inicia 2ª etapa do GeoPalmas e promete serviços ainda mais ágeis e modernos para…

14 horas ago

Prefeitura encerra primeiro módulo de capacitação da rede de atenção à saúde de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura encerra primeiro módulo de capacitação da rede de atenção à saúde de Palmas Realizada…

15 horas ago

Alunos das ETIs Almirante Tamandaré e Margarida Lemos se preparam para participação no desfile de 7 de Setembro | Prefeitura Municipal de Palmas

Alunos das ETIs Almirante Tamandaré e Margarida Lemos se preparam para participação no desfile de…

15 horas ago