O Secretário de Comunicação da Prefeitura de Palmas, Élcio Mendes, foi um dos homenageados durante a sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira, 10, na Câmara Municipal de Palmas, em celebração ao Dia do Jornalista. A cerimônia, realizada no Plenário Tarcísio Machado da Fonseca, foi proposta pela vereadora Thamires (Coletivo Somos) e reuniu autoridades, parlamentares e profissionais da imprensa.
Com uma carreira consolidada em emissoras de rádio e televisão, Élcio também teve papel importante no movimento sindical, atuando como presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins, de 2007 a 2010, onde liderou discussões relevantes sobre a valorização do jornalismo no Estado.
“É uma grande alegria estar aqui. Quero parabenizar todos os colegas homenageados, principalmente os que estão nas redações, porque o ápice da profissão é ser repórter. É ali que o jornalista se realiza. Parabenizo também esta Casa de Leis por reconhecer a importância do nosso trabalho na construção da história da cidade”, destacou o secretário de Comunicação.
A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Tocantins, Alessandra Bacelar, também participou da solenidade. Em sua fala, agradeceu à Câmara pela homenagem aos profissionais da comunicação e defendeu que a data passe a fazer parte do calendário oficial da Casa. “Os jornalistas precisam ser valorizados, respeitados e ter garantida a liberdade de expressão. Nossa voz é de luta, resistência e, acima de tudo, de busca por reconhecimento e respeito”, afirmou.
Reconhecimento
Na ocasião, a vereadora e autora da requisição da sessão solene destacou que a homenagem não se restringe apenas ao Dia do Jornalista, mas representa o reconhecimento diário à profissão. Segundo ela, os jornalistas devem ser valorizados e respeitados todos os dias, pois exercem um papel fundamental na sociedade ao pautar os acontecimentos, informar a população, contribuir para a formação de opinião e fortalecer a democracia.
Além de Élcio Mendes, outros 22 profissionais da imprensa foram homenageados, como os jornalistas: Cleber Toledo, Roberta Tum, Maju Cotrim, Sônia Pugas, Alessandra Bacelar, entre outros, em uma cerimônia marcada pelo reconhecimento e pela valorização da comunicação como instrumento essencial para o fortalecimento da democracia.
Texto: Renata Pessoa
Edição: Wédila Jácome
1/1
1/1
Pioneirismo ao volante. Ivonete Lima, 48 anos, mãe de três filhos, acaba de entrar para…
A Comissão de Agricultura (CRA) voltará a apreciar nesta quarta-feira (9), às 14h, o projeto…
O juiz Vandré Marques e Silva, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Taguatinga, condenou…
Prefeitura de Palmas abre edital de adesão para estágio curricular supervisionado obrigatório Prazo de inscrição…
Moradores da Arne 53, em Palmas, ganharão praça com estrutura para práticas esportivas e recreativas…
Prefeitura de Palmas alerta sobre ameaças à fauna no período de maior incidência de queimadas…