O Secretário de Comunicação da Prefeitura de Palmas, Élcio Mendes, foi um dos homenageados durante a sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira, 10, na Câmara Municipal de Palmas, em celebração ao Dia do Jornalista. A cerimônia, realizada no Plenário Tarcísio Machado da Fonseca, foi proposta pela vereadora Thamires (Coletivo Somos) e reuniu autoridades, parlamentares e profissionais da imprensa.
Com uma carreira consolidada em emissoras de rádio e televisão, Élcio também teve papel importante no movimento sindical, atuando como presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins, de 2007 a 2010, onde liderou discussões relevantes sobre a valorização do jornalismo no Estado.
“É uma grande alegria estar aqui. Quero parabenizar todos os colegas homenageados, principalmente os que estão nas redações, porque o ápice da profissão é ser repórter. É ali que o jornalista se realiza. Parabenizo também esta Casa de Leis por reconhecer a importância do nosso trabalho na construção da história da cidade”, destacou o secretário de Comunicação.
A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Tocantins, Alessandra Bacelar, também participou da solenidade. Em sua fala, agradeceu à Câmara pela homenagem aos profissionais da comunicação e defendeu que a data passe a fazer parte do calendário oficial da Casa. “Os jornalistas precisam ser valorizados, respeitados e ter garantida a liberdade de expressão. Nossa voz é de luta, resistência e, acima de tudo, de busca por reconhecimento e respeito”, afirmou.
Reconhecimento
Na ocasião, a vereadora e autora da requisição da sessão solene destacou que a homenagem não se restringe apenas ao Dia do Jornalista, mas representa o reconhecimento diário à profissão. Segundo ela, os jornalistas devem ser valorizados e respeitados todos os dias, pois exercem um papel fundamental na sociedade ao pautar os acontecimentos, informar a população, contribuir para a formação de opinião e fortalecer a democracia.
Além de Élcio Mendes, outros 22 profissionais da imprensa foram homenageados, como os jornalistas: Cleber Toledo, Roberta Tum, Maju Cotrim, Sônia Pugas, Alessandra Bacelar, entre outros, em uma cerimônia marcada pelo reconhecimento e pela valorização da comunicação como instrumento essencial para o fortalecimento da democracia.
Texto: Renata Pessoa
Edição: Wédila Jácome
1/1
1/1
Durante sessões extraordinárias, na tarde desta quinta-feira, 29, a Câmara Municipal de Palmas (CMP) aprovou…
Em uma iniciativa voltada à sustentabilidade, compensação ambiental e engajamento de servidores(as), o Tribunal de…
A senadora Professora Dorinha Seabra (União), se reuniu nesta quinta-feira (29) com o Ministro interino…
A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça…
Convocadas pelo presidente Marilon Barbosa (REPUBLICANOS), três sessões extraordinárias a partir das 14h pautam o…
O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal de Araguaína, determinou, nesta…