Categories: Estado

Segunda etapa das correições gerais ordinárias tem início pela Comarca de Araguaçu


A segunda etapa das correições gerais ordinárias  promovidas pela Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) teve início na tarde desta quarta-feira (24/04) na Comarca de Araguaçu, que é a quarta a receber a Correição Geral Ordinária em 2025. Ao todo, 13 comarcas passarão pelo processo ao longo do ano.

A abertura oficial contou com a presença de representantes dos Poderes judiciário, Executivo e Legislativo, além da comunidade local. O evento foi conduzido pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, acompanhado pelos juízes auxiliares Manuel de Faria Reis Neto e Marcelo Laurito Paro, além da equipe técnica da CGJUS. 

“É fundamental observar e valorizar as boas práticas adotadas pelos servidores da comarca, e estamos aqui para aprender com essas experiências. Quando há dedicação, a Justiça funciona de forma mais eficiente, com decisões que impactam diretamente a vida das pessoas”, destacou o corregedor-geral da Justiça.

Correição 
Para o juiz Fabiano Gonçalves Marques, diretor do foro da Comarca de Araguaçu, a Correição tem caráter orientativo e é uma oportunidade para aprimorar as rotinas de trabalho. “O papel da Corregedoria vai além da fiscalização. A visão punitiva já ficou para trás. Hoje, a Corregedoria atua como parceira, orientando e apoiando. Estamos abertos a ouvir e acolher qualquer demanda da sociedade, servidores e autoridades, sempre com o objetivo de melhorar o serviço prestado”, concluiu.

O juiz auxiliar da CGJUS, Manuel de Faria Reis Neto, responsável pela Correição Judicial, reforçou o caráter orientador da atuação da Corregedoria. “Nossa missão não é apenas fiscalizar, mas também orientar, apoiar e escutar. A Correição é uma prestação de contas à sociedade. É nesse momento que ouvimos os desafios vividos na comarca e, com isso, também aprendemos. Cada realidade é única. Vamos analisar os processos, os procedimentos e garantir uma prestação jurisdicional eficiente, respeitosa e humana”, pontuou.

Já o juiz auxiliar responsável pelos serviços notariais e de registro, Marcelo Laurito Paro, ressaltou a importância do diálogo com os delegatários para o aprimoramento dos serviços extrajudiciais. “Cartórios bem estruturados, com gestão eficiente, são fundamentais para garantir segurança jurídica, atrair investimentos e promover o desenvolvimento dos municípios. Nosso papel é colaborar, orientar, ouvir e propor melhorias. Estamos todos no mesmo barco, buscando um serviço cada vez mais seguro, eficiente e de qualidade”, afirmou.

O promotor de Justiça Jorge José Maria Neto também participou da abertura, onde destacou a qualidade do trabalho desenvolvido na comarca e agradeceu a parceria com o Judiciário. “É importante lembrar que, para nós, que realizamos várias audiências ao longo do dia, uma a mais pode parecer algo rotineiro. Mas, para o cidadão que está ali, pode ser a audiência mais importante da vida dele. É isso que dá sentido ao nosso trabalho”, afirmou.

Reuniões setoriais 
A programação das Correições Gerais conta ainda com reuniões setoriais, que são realizadas com magistrados(as), servidores(as) do Fórum e delegatários(as) das serventias extrajudiciais. Esses encontros são feitos antes da abertura oficial e têm por objetivo ouvir os diversos segmentos da Justiça local, proporcionando à Corregedoria uma compreensão mais ampla da realidade enfrentada pela comarca.

Programação 
A equipe da Corregedoria da Justiça dará continuidade ao cronograma de atividades da segunda etapa nas Comarcas de Alvorada e Formoso do Araguaia, conforme programação a seguir:

24/04/2025 – Comarca de Alvorada
09h – Reunião com magistrados e servidores
09h – Reunião com todos os delegatários das serventias extrajudiciais da Comarca e Distritos
11h – Solenidade de Abertura

25/04/2025 – Comarca de Formoso do Araguaia
09h – Reunião com magistrados e servidores
09h – Reunião com todos os delegatários das serventias extrajudiciais da Comarca e Distritos
11h – Solenidade de Abertura



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Seleção Sub-15 e seleção de Ouro da FTF fazem amistoso neste sábado, 13 | Prefeitura Municipal de Palmas

Seleção Sub-15 e seleção de Ouro da FTF fazem amistoso neste sábado, 13 Partida acontece…

29 minutos ago

Semed promove reunião com membros do Fórum Permanente da Educação de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Semed promove reunião com membros do Fórum Permanente da Educação de Palmas Encontro realizado nesta…

57 minutos ago

Moderno, sustentável e acolhedor, novo Fórum da Comarca de Gurupi será entregue nesta segunda-feira (15/9)

A Comarca de Gurupi, no sul do estado, comemora a concretização de um sonho aguardado…

13 horas ago

Comissões de Assédio do 1º e 2º Graus do TJTO se reúnem para alinhamento de ações e planejamento de atividades para 2026

As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do 1º…

14 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza mutirão de limpeza e recolhe cerca de meia tonelada de folhas da Praça do Bosque | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza mutirão de limpeza e recolhe cerca de meia tonelada de folhas…

14 horas ago

Câmara Técnica de Atração de Investimentos de Palmas define eixos prioritários para impulsionar economia da cidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Câmara Técnica de Atração de Investimentos de Palmas define eixos prioritários para impulsionar economia da…

14 horas ago