Categories: Estado

Segundo Ciclo de Treinamento do Kit Biometria acontece em 20 comarcas, a partir do próximo dia 5


Sob o comando do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tocantins (GMF-TO), as comarcas de Augustinópolis, Araguatins, Tocantinópolis, Itaguatins e Filadélfia abrem o segundo Ciclo de Treinamento do Kit de Biometria a partir do dia 5 junho.

A capacitação, que será feita virtualmente pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acontecerá ainda nas comarcas de Paraíso, Cristalândia, Ponte Alta do Tocantins, Formoso do Araguaia e Peixe no dia 7 junho (quarta-feira), às 14 horas. Já o encerramento será no dia 8 de junho, também às 14 horas, nas comarcas de Natividade, Alvorada, Paranã, Araguaçu e Palmeirópolis.

Primeiro ciclo

Os servidores das comarcas de Gurupi, Porto Nacional, Guaraí, Miracema, Dianópolis, Ananás, Wanderlândia, Arraias, Taguatinga, Araguaína, Araguacema, Colméia, Colinas do Tocantins, Arapoema, Xambioá e Palmas abriram o primeiro ciclo de treinamento do Kit de Biometria na primeira semana de março e, desde a semana passada, já está ocorrendo a coleta da biometria durante as audiências.

O primeiro treinamento começou no dia 19 maio, a partir da emissão de despacho liberando o modo produção dos kits de biometria.  Cabe ressaltar que, nos dias 5 a 12 do mês de junho, as 20 comarcas que receberam os kits de biometria durante o primeiro quadrimestre deste ano participarão do segundo ciclo de treinamento com a equipe do Núcleo, finalizando as etapas 1 e 2, durante as quais houve a instalação, com a consequente indicação e treinamento dos servidores escolhidos.

Banco de dados biométricos e parceria

Segundo a organização, a iniciativa permite a devida individualização civil e administrativa para o exercício de todos os direitos decorrentes da cidadania, reforçando que os dados coletados serão incluídos e confrontados com o conjunto de informações biométricas armazenadas pelo TSE, que detém o maior banco de dados biométricos das Américas – são mais de 120 milhões de eleitores e eleitoras cadastradas em arquivo eletrônico, com foto, assinatura e impressões digitais.

Já realização da biometria acontecerá somente nos casos em que, após audiência de custódia, o magistrado decidir por manter a prisão da pessoa. Além da regularização e emissão de documentos pessoais, as pessoas poderão acessar programas e benefícios de assistência social, explica a equipe do CNJ.

A organização lembra também que a ação integra o catálogo de atividades do programa Fazendo Justiça, executado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depem) para resolver os problemas existentes no campo da privação de liberdade. A ação de identificação tem ainda parceria do TSE e da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).

Confira a íntegra do cronograma aqui.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO lança a edição 2026 da campanha “Amor em Doação” no Dia Mundial de Combate ao Câncer

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado nesta quarta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça…

8 horas ago

Presidente do TJTO é homenageada com Colar do Mérito em Sessão Solene do TCETO

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, foi homenageada,…

9 horas ago

TJTO participa da primeira edição do projeto do TST “Cidadania Aqui Por Você” em Araguatins

A juíza diretora do Foro da Comarca de Araguatins, Nely Alves da Cruz, representou, nesta…

10 horas ago

Sebrae Tocantins participa da Jornada Nacional de Inovação da Indústria em Palmas | ASN Tocantins

Estão abertas as inscrições para a Jornada Nacional de Inovação da Indústria no Tocantins, que…

10 horas ago

homem é condenado a nove anos de prisão por assassinato após discussão em jogo de sinuca

Formado por juradas e jurados, o Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da comarca…

12 horas ago

Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral do TJTO realiza primeira reunião de 2026

A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação,…

14 horas ago