Categories: Política

Senado adia votação de projeto que cria novas comissões — Senado Notícias


Incluído na pauta da sessão desta terça-feira (30), o projeto de resolução que cria novas comissões na Casa foi adiado após pedido do senador Carlos Viana (Podemos-MG). O adiamento é fruto de acordo firmado entre todos os senadores. A ideia inicial é que a proposta volte à pauta na próxima semana.

O PRS 63/2023 da Comissão Diretora do Senado Federal cria três novas comissões: a de Comunicação (CCom), a de Esporte (CEsp) e a de Defesa da Democracia (CDD). As duas primeiras serão criadas a partir do desmembramento das Comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e de Educação, Cultura e Esporte (CE). Já a CDD terá origem na transformação da Comissão Senado do Futuro (CSF).

Presidente da CCT, Viana disse que não é contrário à criação das novas comissões se a medida for atender o interesse público e garantir maior eficiência aos trabalhos da Casa, mas criticou a falta de diálogo sobre o tema.

— Nós da Comissão queremos participar, estamos dispostos a colaborar. Se é para que a gente possa vencer esse capítulo da eleição do Senado, para a gente fazer com que a Casa realmente tenha novamente um andamento sem interrupções, estamos aqui para servir ao país — disse Viana.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, apontou que a transformação da Comissão Senado do Futuro em Comissão de Defesa da Democracia faz parte da plataforma anunciada durante a sua candidatura para o cargo de presidente da Casa. Já a criação dos demais colegiados atende a pedido de senadores, tanto do governo quanto da oposição.

— A transformação [da Comissão Senado do Futuro em Comissão de Defesa da Democracia] foi uma proposta que fiz por ocasião da minha eleição para presidente do Senado. Então, foi sempre muito transparente, muito claro o nosso propósito de que, na eventualidade de ser eleito, pudéssemos ter essa substituição. As outras duas comissões foram sugestões vindas de diversos senadores – apontou.

Segundo o relator do projeto, o senador Eduardo Gomes (PL-TO), o novo arranjo de comissões tem como objetivo “potencializar os temas” em discussão na Casa. Ele afirmou que a medida não tem caráter oportunista e resolve debate sobre a composição das comissões.

— Não se trata de nenhuma disputa para dividir comissão. Pelo contrário, acredito que o Senado da República tem como potencializar os temas, sem contar que eu não posso deixar de revelar aqui uma questão de contexto; e contexto não é oportunismo. A eleição do senador Hiran e a eleição do senador Mecias para a composição da Mesa encerram, também, um capítulo de desconforto. A composição das novas comissões tem também esse objetivo, sem tirar o mérito da sua necessidade — explicou.

O Senado conta atualmente com 15 comissões permanentes. Com a criação dos três novos colegiados, esse número subirá para 17, uma vez que a Comissão de Defesa da Democracia (CDD) será criada a partir da transformação da Comissão Senado do Futuro (CSF), que será extinta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Nota de Pesar pelo falecimento da mãe do servidor Alan Furtado Silva

O Poder Judiciário do Tocantins manifesta o seu pesar pelo falecimento de Original Marques da…

3 minutos ago

TJTO lança a edição 2026 da campanha “Amor em Doação” no Dia Mundial de Combate ao Câncer

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado nesta quarta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça…

14 horas ago

Presidente do TJTO é homenageada com Colar do Mérito em Sessão Solene do TCETO

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, foi homenageada,…

15 horas ago

TJTO participa da primeira edição do projeto do TST “Cidadania Aqui Por Você” em Araguatins

A juíza diretora do Foro da Comarca de Araguatins, Nely Alves da Cruz, representou, nesta…

16 horas ago

Sebrae Tocantins participa da Jornada Nacional de Inovação da Indústria em Palmas | ASN Tocantins

Estão abertas as inscrições para a Jornada Nacional de Inovação da Indústria no Tocantins, que…

17 horas ago

homem é condenado a nove anos de prisão por assassinato após discussão em jogo de sinuca

Formado por juradas e jurados, o Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da comarca…

18 horas ago