Categories: Política

Senado instala Grupo Parlamentar dos Brics — Senado Notícias


Foi instalado, na noite desta terça-feira (30), o Grupo Parlamentar dos Brics. O nome faz referência ao bloco de países composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O senador Irajá (PSD-TO), que sugeriu a criação do grupo, é quem preside o colegiado. Segundo o senador, os Brics  correspondem a cerca de 23% do PIB global. Ele disse que o grupo pretende atuar como um facilitador, para ampliar relações comerciais entre os países, atraindo emprego e renda para os brasileiros. O parlamentar lembrou que a China é o principal parceiro comercial do Brasil.

— A frente pretende ampliar a interlocução com os players do mercado e com os governos, para que as relações comerciais sejam expandidas. São países emergentes e grandes potências na produção de energia limpa, alimentos e outras produtos importantes no mundo inteiro — afirmou.

Senador Irajá fez um histórico do Brics, detalhou os conselhos como órgãos de apoio do grupo e lembrou que, hoje, a ex-presidente da República Dilma Rousseff é quem preside o banco do bloco. Ele disse que o bloco representa a união de povos, culturas e economias em prol do desenvolvimento econômico e da agenda ambiental dos países membros. O apoio a energias renováveis e limpas será, de acordo com Irajá, um forte compromisso do grupo. Na visão do senador, a criação do bloco, que já tem mais de 30 membros, é importante para a integração dos parlamentos envolvidos.

— Através de um diálogo constante e colaborativo, vamos identificar oportunidades de negócios, promover integração, fomentar investimentos e estimular a troca de tecnologia e a cooperação científica — registrou Irajá, que pediu a união de políticos e sociedade civil na participação do grupo.

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, o advogado-geral da União, Jorge Messias, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana, o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), senadores, deputados e embaixadores, além de outras autoridades, acompanharam a cerimônia, que ocorreu no Salão Nobre do Senado.

A proposta de criação do grupo (PRS 11/2023), foi aprovada no Plenário do Senado na semana passada. Além de buscar ampliar as relações comerciais e tratar de parcerias de novos investimentos entre os países do bloco, o grupo vai promover o intercâmbio com entidades de parlamentos e acompanhar a tramitação de matérias que tratem de assuntos de interesse dos Brics.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO lança a edição 2026 da campanha “Amor em Doação” no Dia Mundial de Combate ao Câncer

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado nesta quarta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça…

9 horas ago

Presidente do TJTO é homenageada com Colar do Mérito em Sessão Solene do TCETO

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, foi homenageada,…

11 horas ago

TJTO participa da primeira edição do projeto do TST “Cidadania Aqui Por Você” em Araguatins

A juíza diretora do Foro da Comarca de Araguatins, Nely Alves da Cruz, representou, nesta…

12 horas ago

Sebrae Tocantins participa da Jornada Nacional de Inovação da Indústria em Palmas | ASN Tocantins

Estão abertas as inscrições para a Jornada Nacional de Inovação da Indústria no Tocantins, que…

12 horas ago

homem é condenado a nove anos de prisão por assassinato após discussão em jogo de sinuca

Formado por juradas e jurados, o Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da comarca…

14 horas ago

Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral do TJTO realiza primeira reunião de 2026

A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação,…

16 horas ago