Categories: Política

Senado pode votar projetos sobre segurança e sonegação na próxima semana — Senado Notícias


Os senadores podem analisar em Plenário, na próxima semana, propostas para fortalecer guardas municipais e agentes de trânsito, além do combate à sonegação de impostos. Essas informações foram dadas pelos senadores Eduardo Gomes (PL-TO) e Efraim Filho (União-PB) após a reunião de líderes desta quinta-feira (27).

Eduardo Gomes afirmou que as negociações durante a reunião foram “relativamente tranquilas” e não envolveram “nenhum tipo de matéria polêmica”. Ele vem atuando como presidente em exercício da Casa enquanto Davi Alcolumbre participa da comitiva do governo federal que está na Ásia. Davi deve estar de volta à Presidência do Senado na semana que vem.

Segundo Eduardo, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2022, que inclui guardas municipais e agentes de trânsito entre os órgãos de segurança previstos na Carta Magna, permitirá mais investimentos no setor. Essa proposta foi apresentada pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

— [Essa PEC] abre a possibilidade de investimento específicos do sistema de segurança dentro dos parâmetros que estão sendo ou foram definidos nas comissões.

Empresas sonegadoras

O senador Efraim Filho (União-PB) informou que apresentará na próxima semana um novo relatório sobre o Projeto de Lei Complementar (PLP) 125/2022, que cria um “código de defesa” dos contribuintes e prevê mecanismos para combater os devedores de impostos. Mas ele ressaltou que a análise em Plenário depende de negociação do governo federal com Davi Alcolumbre.

Efraim lembrou que esse texto, além de ser um dos 25 projetos prioritários do governo federal, foi escolhido nesta semana pelo Poder Executivo como a maior prioridade entre as propostas aptas a serem votadas. Ele destacou que o projeto busca combater empresas de fachada.

— É algo muito nocivo para nossa economia. São muitas vezes atividades ligadas a práticas criminosas, ao crime organizado. São empresas feitas para sonegar; elas não têm patrimônio, são feitas em nome de laranjas. Elas abrem e fecham seus CNPJs em seis meses. É quase impossível conseguir autuar essas empresas. Há uma levantamento inicial segundo o qual 1.200 empresas nesse sentido devem mais de R$ 200 bilhões em tributos. A ideia é tirar essas empresas do mercado — disse.

Além de ser relator dessa proposta, Efraim também é o novo presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Mulheres

O presidente em exercício, Eduardo Gomes, também ressaltou que devem ir a Plenário “algumas matérias que permaneceram [sem votação] na semana dedicada à pauta das mulheres”. Neste mês, as atividades do Senado foram marcadas pela mobilização da Bancada Feminina — na data de 8 de março se comemorou o Dia Internacional da Mulher; e o mês de março é conhecido como o Mês Internacional da Mulher.

Entre os projetos relacionadas à pauta feminina está o PL 1.246/2021, projeto de lei que reserva às mulheres 30% das vagas de membros titulares em conselhos de administração de estatais. A senadora Augusta Brito (PT-CE), que foi a relatora dessa matéria na Comissão de Direitos Humanos (CDH), informou que o projeto tem o apoio do governo federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Desembargadora Angela Haonat recebe Título de Cidadã Tocantinense em sessão solene na Assembleia Legislativa

A desembargadora Angela Issa Haonat, do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), recebeu, nesta quinta-feira…

4 minutos ago

Obra de requalificação do acesso aos setores da região norte de Palmas entra em etapa fundamental para pavimentação | Prefeitura Municipal de Palmas

Obra de requalificação do acesso aos setores da região norte de Palmas entra em etapa…

14 minutos ago

Júnior Brasão é empossado vereador em Palmas – Câmara de Palmas

A Câmara Municipal de Palmas deu posse na manhã desta quinta-feira, 27, ao vereador Júnior…

42 minutos ago

Prefeitura de Palmas promove Mostra de Arte e Cultura com o tema ‘Unidos por um planeta melhor’  | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas promove Mostra de Arte e Cultura com o tema ‘Unidos por um…

43 minutos ago

TJTO integra debates nacionais sobre sistema carcerário e socioeducativo no 4º Encontro dos GMFs em Brasília

Representantes do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema Socioeducativo (GMF)…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas publica lista de credenciados e recredenciados para eleição suplementar do Conselho Municipal de Políticas Culturais | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas publica lista de credenciados e recredenciados para eleição suplementar do Conselho Municipal…

2 horas ago