O senador Irajá (PSD-TO) reiterou, em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (9), a importância da criação da Poupança Jovem, um benefício de R$ 5 mil para os estudantes com vocação para empreender por meio do Programa Microempreendedor Jovem (PLP 274/2019). Na avaliação dele, os recursos contribuirão para enfrentar os efeitos danosos do grande número de jovens que estão fora do mercado de trabalho e não estudam, a chamada geração “nem-nem”.
— O incentivo é para que os jovens concluam seu ciclo escolar e também para que sigam adiante nos estudos. Para ser alguém na vida, precisamos estudar continuamente.
Senador Irajá chamou a atenção para o agravamento da situação dos “nem-nem” no país. Citou estatística da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) que situa o Brasil como o segundo na lista de 37 países com maior maior proporção de jovens nessa situação. Atualmente, segundo ele, são 16 milhões de jovens que não trabalham nem estudam, “um universo da dimensão do Bolsa Família”. O senador avaliou que os dados apontam prejuízo ao desenvolvimento do país e merecem atenção do Senado.
— Os jovens são a espinha dorsal de qualquer sociedade. São nosso amanhã, são sinônimos de inovação, energia, evolução e desejo de moldar o mundo ao seu redor. No entanto, quando uma parcela significativa dessa geração se encontra em situação de desalento, sem perspectiva, sem estímulo e sem apoio, estamos desperdiçando um recurso valioso.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Prefeitura de Palmas realiza sorteio dos 56 boxes da Área de Comércio Popular de Taquaralto…
Educação de Jovens e Adultos promove aprendizado e socialização para idosos de Palmas Além da…
Inscrições para o processo de escolha de diretores das escolas de Palmas começam na segunda-feira,…
O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…
“Sensação de dever cumprido!”, disse a coordenadora dos voluntários, servidora do Tribunal de Justiça do…
“Não nos preocupemos com números, preocupemos com as vidas que iremos mudar”. A fala do…