Categories: Política

Senadora Professora Dorinha Seabra será relatora da receita do Orçamento de 2024 — Senado Notícias


A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) será a relatora da receita do projeto de Lei Orçamentária de 2024. O anúncio foi feito na quinta-feira (15) pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), que divulgou ainda os coordenadores dos quatro comitês permanentes do colegiado.

A relatora tem como função analisar a estimativa da receita e das emendas apresentadas ao projeto de Lei Orçamentária. As conclusões da senadora Professora Dorinha Seabra sobre o tema devem ser votadas antes do relatório preliminar, a ser apresentado pelo relator-geral do Orçamento.

A relatora pode sugerir a atualização da receita aprovada pela CMO até dez dias depois da votação do último relatório setorial se houver revisão de parâmetros e da legislação tributária. De acordo com a Resolução do Congresso Nacional 1/2006, que regula o funcionamento da CMO, o relatório da receita deve conter, entre outras informações:

  • exame da conjuntura macroeconômica e impacto do endividamento sobre as finanças públicas;
  • análise da evolução da arrecadação das receitas e da estimativa;
  • avaliação em separado das receitas próprias das entidades da administração indireta;
  • demonstrativo das receitas reestimadas;
  • demonstrativo das propostas de pareceres às emendas à receita e de renúncia de receitas; e
  • montante de eventuais recursos adicionais decorrentes da reestimativa das receitas.

O relatório da receita deve ser elaborado com o auxílio do Comitê de Avaliação da Receita (CAR) da CMO, que neste ano também será coordenado por Dorinha. A comissão mista divulgou os nomes dos parlamentares que devem comandar os outros três comitês permanentes do colegiado. São eles:

  • Comitê de Avaliação, Fiscalização e Controle da Execução Orçamentária (CFIS) — Deputado Benes Leocádio (União-RN);
  • Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades Graves (COI) — Deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA); e
  • Comitê de Exame da Admissibilidade de Emendas (CAE) — Deputado Júnior Mano (PL-CE).

LDO e PPA

Na quinta-feira (15), a CMO confirmou o deputado Danilo Forte (União-CE) como o relator do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias — LDO (PLN 4/2023). A matéria deve ser votada até 5 de julho na CMO e até 10 de julho no Plenário do Congresso Nacional.

A comissão mista também anunciou o deputado Bohn Gass (PT-RS) como relator do projeto de lei do Plano Plurianual (PPA) para o período 2024-2027. A proposição, que deve ser encaminhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até 31 de agosto deste ano, estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para despesas e programas de duração continuada.

Nota conjunta

As Consultorias de Orçamento do Senado e da Câmara dos Deputados divulgaram uma nota técnica conjunta sobre o PLN 4/2023. O texto analisa temas como: parâmetros macroeconômicos, metas fiscais, riscos fiscais, teto de gastos da União, regra de ouro, orçamento impositivo, contingenciamento, despesas com pessoal e benefícios, transparência e Fundo Especial de Financiamento de Campanha.

Sobre o novo arcabouço fiscal, previsto no projeto de lei complementar (PLP) 93/2023, o documento destaca que a medida “pretende instituir regime fiscal sustentável para garantir a estabilidade macroeconômica do país”.

“A nova regra do teto adota, de forma geral, a estrutura do regime vigente, embora passe a se aplicar apenas às dotações autorizadas, e não mais sobre as despesas pagas e demais operações que afetam o resultado primário. Uma novidade a destacar é o método de correção da despesa, que passa a prever, além da atualização monetária pela aplicação do IPCA, crescimento real correspondente a 70% da variação real da receita, com reajuste mínimo de 0,6% e máximo de 2,5%”, destaca a nota conjunta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Ministro do Desenvolvimento Regional destaca ações da pasta em audiência no Senado — Senado Notícias

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, fez um balanço da atuação…

6 minutos ago

CNJ realiza I Jornada do Fórum Nacional de Juízes de Execução Fiscal no dia 22 de agosto

O Conselho Nacional de Justiça realizará a I Jornada do Fórum Nacional de Juízes de…

8 minutos ago

Começam as inscrições para o 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Começam as inscrições para o 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu Edital construído com escuta popular…

19 minutos ago

Audiência pública virtual para definir metas de 2026 feita pelos Tribunais de Justiça da Região Norte do Brasil recebe manifestações populares

A publicidade de casos de Tribunal do Júri envolvendo feminicídio, a ampliação do uso de…

1 hora ago

Fiscalização flagra motocicleta com placa adulterada em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Fiscalização flagra motocicleta com placa adulterada em Palmas Condutor foi conduzido à delegacia após flagrante;…

1 hora ago

Oficina de Libras e Atendimento Humanizado na Saúde capacita servidores do SUS de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Oficina de Libras e Atendimento Humanizado na Saúde capacita servidores do SUS de Palmas Capacitação…

2 horas ago