Neste 28 de outubro, Dia do Servidor Público, a Prefeitura de Palmas compartilha histórias que mostram a dedicação de quem trabalha nos bastidores, mas são os protagonistas do funcionamento da máquina pública, que conta atualmente, com 12.794 servidores, entre eles efetivos, comissionados, contratados, bolsistas e estagiários. Desse total, 6.217 são servidores da educação, e 3.598 da saúde, ou seja, mais de 75% do quadro.
A servidora Silvanisia Maria, 55 anos, explica que já poderia se aposentar, mas prefere continuar no serviço público. Efetiva do Quadro Geral desde o ano 2000 como analista de Recursos Humanos, a servidora conta que a decisão de permanecer na ativa não é movida apenas pelo trabalho, mas pela rotina prazerosa, pelas pessoas e pelo ambiente que, ao longo dos anos, virou parte da vida. “Trabalhar na Prefeitura me faz sentir realizada e grata por tudo que já contribuí ao longo dos anos. Saber que ajudei a fazer a diferença na vida das pessoas me enche de orgulho, e continuar aqui me permite manter essa conexão com o serviço público, que é tão essencial”.
Já o servidor Franklin Vieira de Sá, recém-empossado no Quadro da Educação, como supervisor pedagógico, conta que seu grande sonho era ser servidor público e que, ao ingressar na Prefeitura de Palmas como educador, ficou encantado com o trabalho. “O que mais me encanta é perceber que, para oferecer uma educação adaptada às necessidades dos alunos, é preciso construir um diálogo constante com diferentes atores sociais, da escola à comunidade como um todo. Só assim conseguimos entender e atender, com qualidade, os estudantes, garantindo que o direito à educação pública seja, de fato, assegurado a todos”, disse.
Escolhas como essas retratam que a prestação do serviço público não se trata apenas de cumprir tarefas, mas inclui convivência, realização e o prazer de continuar participando do dia a dia da cidade. “Eu gosto do meu trabalho e me sinto motivada todos os dias. Andar pela cidade e ver os resultados do meu esforço, junto com o dos meus colegas, é extremamente gratificante. Acredito que ser servidor é isso: estar sempre em busca de melhorias para servir à população da melhor forma possível”, destaca a servidora Ana Lúcia Sales, que é efetiva na prefeitura desde 2014 como administradora.
Estabilidade
O secretário de Planejamento e Gestão, André Cheguhem, explica que, além da realização pessoal, a carreira pública é uma oportunidade de trabalhar para a melhoria do bem-estar coletivo e uma contribuição direta para a sociedade. “A carreira no serviço público possibilita desenvolvimento pessoal e profissional, com atuação em diversas áreas do conhecimento, além da tão almejada estabilidade”, destacou.
Texto: Samile Marinho – estagiária sob supervisão da jornalista Jurbiléia Pinto
Edição: Iara Cruz
1/1
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) revogou, por meio da Resolução nº 29, de…
27/10/2025 - 20:51 Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Alexandre Guimarães admitiu que a…
O juiz Jossanner Nery Nogueira Luna, titular da Vara Especializada no Combate à Violência Contra…
Prefeitura de Palmas lança nesta quarta, 29, Projeto Juntos pela Inclusão: Cuidar de quem Cuida…
“Que ser humano você quer ser ao final da sua vida?” Foi com essa pergunta…
Prefeitura de Palmas realiza manutenção nas vias de acesso ao Cemitério Municipal Jardim da Paz…