Categories: Estado

servidores(as) dos Anexos II e IV do TJTO participam de ação de plantio de mudas nativas e frutíferas


Servidores(as) dos Anexos II e IV do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) participaram, na quarta-feira (17/12), de uma ação ambiental voltada ao plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas do Cerrado.

Entre os participantes, esteve o servidor do setor de Patrimônio, Samuel Sérvio, que levou o filho, Lucas Sérvio, de 10 anos, para vivenciar a experiência. O gesto simbólico destacou a importância de despertar a consciência ambiental desde a infância e de envolver as futuras gerações em ações de cuidado com o meio ambiente.

“Essas iniciativas são importantíssimas para conscientizar não só a gente, mas também as crianças. Hoje, meu filho está aqui por coincidência e, graças a Deus, viu essa ação, que vai ficar marcada para ele e para mim”, destacou o servidor.

A mobilização integra o Prêmio Selo Verde, concurso interno que incentiva práticas sustentáveis e ações voltadas à responsabilidade socioambiental no Judiciário tocantinense. Sob coordenação da Diretoria de Gestão de Pessoas, a iniciativa envolve unidades da sede do Tribunal e dos anexos administrativos I, II e IV.

Para a diretora de Gestão de Pessoas do TJTO, Paula Maia, o plantio representa mais do que o cumprimento de um edital.

“O plantio não se restringe apenas ao cumprimento de um edital. É uma ação pensada no cuidado com a natureza, na qualidade de vida, na possibilidade de ter uma sombra para descansar no intervalo do expediente. Todo mundo participa; é um momento de descontração, relaxamento e integração entre os servidores”, ressaltou.

Nos Anexos II e IV, foram plantadas 92 mudas de espécies nativas e frutíferas, como caju, amora, pitanga e baru.

Prazo de plantio para concorrer ao Prêmio Selo Verde

Magistrados(as) e servidores(as) interessados(as) em participar do Prêmio Selo Verde têm até o dia 30 de janeiro de 2026 para desenvolver novas ações e concorrer à premiação.

“Até essa data, os servidores podem realizar novos plantios e firmar parcerias para promover capacitações e sensibilizar a todos sobre a importância do cuidado com o meio ambiente”, explicou a coordenadora da Cogersa, Luciene Dantas.

Nesta edição, o Prêmio Selo Verde integra o projeto Plantar para Compensar, vinculado ao Programa Justiça Carbono Zero, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece a meta de neutralização das emissões de carbono no Poder Judiciário até 2030. As unidades participantes concorrem ao Prêmio Selo Verde – edição 2026, cuja cerimônia de premiação está prevista para junho do próximo ano.

Ao todo, 25 unidades estão inscritas, incluindo setores da sede do TJTO, Corregedoria-Geral da Justiça, NAPsi, unidades administrativas e diversas comarcas do estado. As unidades vencedoras receberão elogio nos assentamentos funcionais e um dia de folga, válido para fins de remoção por merecimento.

A coordenação-geral da iniciativa é da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa), responsável pelo acompanhamento e monitoramento dos dados, em alinhamento às diretrizes do CNJ e ao Plano de Logística Sustentável (PLS).

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Cantata de Natal leva acolhimento, cultura e arte ao Caps AD III em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Cantata de Natal leva acolhimento, cultura e arte ao Caps AD III em Palmas Em…

28 minutos ago

USF Walterly Wagner retoma atendimentos após entrega de reforma com foco na assistência da zona rural de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

USF Walterly Wagner retoma atendimentos após entrega de reforma com foco na assistência da zona…

33 minutos ago

Júnior Brasão retorna ao Legislativo Municipal – Câmara de Palmas

A Câmara Municipal de Palmas (CMP) deu posse, na manhã desta sexta-feira (19), ao vereador…

54 minutos ago

Prefeitura de Palmas avança em projeto agroindustrial e tem cessão de uso encaminhada ao Conselho da Embrapa | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas avança em projeto agroindustrial e tem cessão de uso encaminhada ao Conselho…

1 hora ago

Judiciário do Tocantins entra em recesso forense dia 20/12 com atendimentos mantidos em regime de plantão

O Poder Judiciário do Tocantins inicia o período de Recesso Forense às 18 horas desta…

1 hora ago

Defesa Civil de Palmas alerta para final de semana chuvoso em Palmas, com risco de tempestades | Prefeitura Municipal de Palmas

Defesa Civil de Palmas alerta para final de semana chuvoso em Palmas, com risco de…

1 hora ago