A Defesa Civil de Palmas alerta que os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam para um fim de semana de muitas nuvens, temperaturas oscilando entre 23 e 29 graus, voltando a subir somente a partir da próxima segunda-feira, 1° de dezembro. O quadro configura ‘alerta laranja’ nos estados na região Norte do País.
A mudança no clima se deve ao afastamento da frente fria, que ficou estacionária sobre os estados da Região Sul e agora perde forças, possibilitando a formação de nuvens de tempestade, conhecidas como cúmulus nimbus, pelo grande desenvolvimento vertical, que pode gerar chuvas fortes, raios, trovões, granizo, ventos intensos e até tornados.
O Alerta Laranja é relacionado ao potencial destrutivo desses fenômenos naturais, capazes de resultar em enxurradas, quedas de árvores e redes elétricas, entre outros. O alerta prevê chuvas intensas, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Por isso, a Defesa Civil cita alguns cuidados que a população pode adotar no período. Confira:
Texto: Luciano Moreira
Edição Lorena Karlla Mascarenhas
Primeira-dama de Palmas instala gabinete de crise para ações imediatas em resposta ao vendaval que…
Prefeito Eduardo Siqueira Campos decreta situação de emergência e regulamenta apoio às famílias do Jardim…
Prefeitura de Palmas recupera 15 avenidas em uma semana na Operação Tapa-Buracos As frentes de…
Prefeitura orienta servidores a verificarem validação do Censo Cadastral até 15 de janeiro Mais de…
Rede municipal de ensino de Palmas abre matrículas para alunos novatos a partir de segunda-feira,…
Portaria Nº 45/2026 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 09 de janeiro de 2026 Dispõe sobre a…