A Defesa Civil de Palmas alerta que os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam para um fim de semana de muitas nuvens, temperaturas oscilando entre 23 e 29 graus, voltando a subir somente a partir da próxima segunda-feira, 1° de dezembro. O quadro configura ‘alerta laranja’ nos estados na região Norte do País.
A mudança no clima se deve ao afastamento da frente fria, que ficou estacionária sobre os estados da Região Sul e agora perde forças, possibilitando a formação de nuvens de tempestade, conhecidas como cúmulus nimbus, pelo grande desenvolvimento vertical, que pode gerar chuvas fortes, raios, trovões, granizo, ventos intensos e até tornados.
O Alerta Laranja é relacionado ao potencial destrutivo desses fenômenos naturais, capazes de resultar em enxurradas, quedas de árvores e redes elétricas, entre outros. O alerta prevê chuvas intensas, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Por isso, a Defesa Civil cita alguns cuidados que a população pode adotar no período. Confira:
Texto: Luciano Moreira
Edição Lorena Karlla Mascarenhas
26/11/2025 - 19:37 • Atualizado em 26/11/2025 - 19:50 kayo Magalhães/Câmara dos Deputados…
Fundação Cultural comemora prestígio e sucesso alcançados pelo ‘I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus…
A caravana do programa JUS em Ação do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) chegou,…
Prazo final para posse dos nomeados no concurso da educação termina nesta quinta-feira, 27 Exame…
Mais de 2.500 servidores da Prefeitura de Palmas já responderam ao Censo Previdenciário Procedimento é…
A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) decidiu, por unanimidade, manter…