Os réus são acusados de corrupção, lavagem de dinheiro e de integrar uma organização criminosa, podendo ser condenados a 22 anos de prisão
O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu novamente o julgamento do ex-presidente e ex-senador Fernando Collor, e de outras duas pessoas nesta segunda-feira, 15. Os réus são acusados de corrupção, lavagem de dinheiro e de integrar uma organização criminosa, podendo ser condenados a 22 anos de prisão. O julgamento deverá continuar nesta quarta, 17. Segundo a Procuradoria-Geral da República, os crimes teriam ocorrido entre 2010 e 2014, quando R$ 30 milhões da BR Distribuidora, empresa da Petrobras, foram desviados. O dinheiro seria propina paga por empresas privadas ao ex-presidente em troca de contratos com a distribuidora.
O julgamento teve início na última semana, quando o ministro relator da Ação Penal 1025, Edson Fachin, votou contra o ex-senador Fernando Collor e os empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos. Nesta segunda-feira, a vice-Procuradora-Geral da República (PGR), Lindôra Araújo, afirmou que existem provas suficientes da influência do ex-presidente nos crimes investigados. No caso denunciado, a PGR concluiu que Collor e os dois diretores indicados pelo então senador poderiam influenciar nas decisões da BR Distribuidora.
O caso foi investigado na Operação Lava Jato, e a denúncia, apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) à Suprema Corte. O advogado de Collor, Marcelo Bessa, negou que o ex-senador tenha indicado à época diretores para a BR Distribuidora, mas ouviu da vice-procuradora-geral que já tinha afirmado que as provas não estão baseadas só em delações premiadas, mas em documentos apreendidos e relatórios financeiros. Por isso, além de pedir a condenação dos acusados, a Lindôra recomenda a condenação dos três acusados, com pagamento de 60 milhões de reais por reparação de danos morais e materiais.
Gurupi viveu, nesta segunda-feira (15/9), um dia histórico. Após mais de quatro décadas de espera,…
Prefeitura de Palmas realiza serviços de retirada de entulhos em regiões do Plano Diretor Sul…
Servidores da Prefeitura de Palmas concluem curso sobre Finanças Pessoais e Planejamento Financeiro Capacitação promovida…
Professora da rede municipal de Palmas produz obra literária infantil com ilustrações em estilo mangá…
Curso sobre elaboração do Plano Plurianual tem início com a participação de 40 servidores Formação…
Inscrições para processo seletivo do 1º Coral Juvenil da Fundação Cultural de Palmas são prorrogadas…