Categories: Palmas

Supervisores escolares participam de formação para implementação do Plano de Ensino Individualizado na rede municipal de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas


Supervisores escolares participam de formação para implementação do Plano de Ensino Individualizado na rede municipal de Palmas

PEI visa atendimento ao aluno de acordo com suas necessidades individuais

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) está promovendo uma capacitação para supervisores escolares, com o objetivo de preparar a equipe pedagógica para a elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PEI), com foco no mapeamento das habilidades de cada estudante, possibilitando o atendimento de acordo com suas necessidades individuais. A formação acontece na sala de treinamentos da secretaria, nos períodos da manhã e tarde.

Sob o tema ‘Cada aluno, uma história: personalizando o aprendizado através do Plano de Ensino Individualizado’, a capacitação é conduzida pela formadora Ana Cecília Ferreira, que destaca a importância do documento no processo de inclusão educacional. Segundo ela, essa construção colaborativa é um marco para a rede, pois nunca houve uma formação específica voltada para a criação do PEI, que auxiliará diretamente os professores na adaptação das estratégias de ensino às necessidades dos alunos.

Ana Cecília afirma que a iniciativa visa estruturar modelos de PEI tanto para o ensino fundamental quanto para a educação infantil, considerando as particularidades das unidades escolares, inclusive as do campo e que o planejamento atenderá as diversas modalidades de ensino, incluindo as Escolas de Tempo Integral (ETI), Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis)  e escolas parciais.

Ampliação

De acordo com a instrutora, após essa fase de capacitação dos supervisores, será ampliada para os professores da rede, que são os responsáveis diretos pela elaboração do plano em cada unidade escolar.

A supervisora pedagógica do Cmei Sonho de Criança, Joelma Martins, ressalta que a formação demonstra o comprometimento da gestão com a inclusão escolar. “A troca de experiências com a formadora, que possui vivência tanto na sala de recursos quanto na construção do plano, nos orienta melhor para oferecer propostas de práticas pedagógicas diversificadas inclusivas que garantam um atendimento cada vez mais individualizado e adequado às necessidades de cada criança”, afirma.

Texto: Iolete Marques

Edição: Denis Rocha



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Apresentações do Natal Luz encantam o distrito de Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Apresentações do Natal Luz encantam o distrito de Taquaruçu Programação segue no fim de semana…

1 dia ago

Educação de Palmas divulga resultado preliminar da análise de currículos dos candidatos a diretor escolar | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas divulga resultado preliminar da análise de currículos dos candidatos a diretor escolar…

1 dia ago

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação Especial Inclusiva | Prefeitura Municipal de Palmas

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação…

2 dias ago

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 Obra…

2 dias ago

Comarca de Araguaína adere, mais uma vez, à Campanha Papai Noel dos Correios

A Comarca de Araguaína participou, mais uma vez, da Campanha Papai Noel dos Correios, iniciativa…

2 dias ago

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a saúde pública em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a…

2 dias ago