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Supervisores escolares participam de formação para implementação do Plano de Ensino Individualizado na rede municipal de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas


Supervisores escolares participam de formação para implementação do Plano de Ensino Individualizado na rede municipal de Palmas

PEI visa atendimento ao aluno de acordo com suas necessidades individuais

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) está promovendo uma capacitação para supervisores escolares, com o objetivo de preparar a equipe pedagógica para a elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PEI), com foco no mapeamento das habilidades de cada estudante, possibilitando o atendimento de acordo com suas necessidades individuais. A formação acontece na sala de treinamentos da secretaria, nos períodos da manhã e tarde.

Sob o tema ‘Cada aluno, uma história: personalizando o aprendizado através do Plano de Ensino Individualizado’, a capacitação é conduzida pela formadora Ana Cecília Ferreira, que destaca a importância do documento no processo de inclusão educacional. Segundo ela, essa construção colaborativa é um marco para a rede, pois nunca houve uma formação específica voltada para a criação do PEI, que auxiliará diretamente os professores na adaptação das estratégias de ensino às necessidades dos alunos.

Ana Cecília afirma que a iniciativa visa estruturar modelos de PEI tanto para o ensino fundamental quanto para a educação infantil, considerando as particularidades das unidades escolares, inclusive as do campo e que o planejamento atenderá as diversas modalidades de ensino, incluindo as Escolas de Tempo Integral (ETI), Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis)  e escolas parciais.

Ampliação

De acordo com a instrutora, após essa fase de capacitação dos supervisores, será ampliada para os professores da rede, que são os responsáveis diretos pela elaboração do plano em cada unidade escolar.

A supervisora pedagógica do Cmei Sonho de Criança, Joelma Martins, ressalta que a formação demonstra o comprometimento da gestão com a inclusão escolar. “A troca de experiências com a formadora, que possui vivência tanto na sala de recursos quanto na construção do plano, nos orienta melhor para oferecer propostas de práticas pedagógicas diversificadas inclusivas que garantam um atendimento cada vez mais individualizado e adequado às necessidades de cada criança”, afirma.

Texto: Iolete Marques

Edição: Denis Rocha



FONTE

Tribuna do Tocantins

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