Categories: Estado

Temporada do Tribunal do Júri de Palmas, Araguaína e Gurupi tem julgamentos agendados; confira calendário


O Poder Judiciário do Tocantins divulga o calendário dos julgamentos agendados para o Tribunal do Júri em Palmas, Araguaína e Gurupi. Na Capital, a temporada já começou no dia 23 de fevereiro.  Já em Gurupi,  acontece a 2ª Temporada. No norte do Estado, em Araguaína, foi divulgada a pauta das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª  temporada (confira na íntegra).

Vale informar que cabe ao Tribunal do Júri julgar os crimes dolosos contra a vida, ou seja, aqueles em que o agente atenta contra a vida do ser humano com vontade direta ou indireta.

Palmas

Na Comarca de Palmas, os 15 julgamentos ocorrem  no Salão do Tribunal do Júri do Fórum  Palácio Marquês de São João da Palma. O calendário foi divulgado esta semana e prevê julgamentos nos dias  02/3 (quinta-feira), 7/3 (terça-feira), 9/3 (segunda-feira), 14/3 (terça-feira), 16/3 (quinta-feira), 21/3 (terça-feira), 23/3 (quinta-feira), 28/3 (terça-feira), 30/3 (quinta-feira), 4/4 (terça-feira), 13/4 (quinta-feira), 18/4 (terça-feira), 24/4 (quinta-feira), 25/4 (terça-feira), 26/4 (quarta-feira), 27/4 (quinta-feira).Dois julgamentos já foram realizados nos dias 23/2 (quinta-feira), 28/2 (terça-feira). Confira a portaria na íntegra.

Gurupi

Já a Comarca de Gurupi inicia sua segunda temporada do Júri Popular no próximo dia 13 de março, com seis processos em pauta e um dia livre para remarcação do Júri em caso de adiamento (confira e aqui).

Araguaína

Na Comarca de Araguaína, a 1ª Temporada do Tribunal do Júri conta com nove processos em pauta. Confira a pauta completa aqui.

Como funciona o Tribunal do Júri

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Júri, ou Conselho de Sentença, é responsável por julgar crimes dolosos contra a vida.  Neste tipo de tribunal, cabe a um colegiado de populares – os jurados sorteados para compor o conselho de sentença – declarar se o crime em questão aconteceu e se o réu é culpado ou inocente.

O magistrado decide conforme a vontade popular, lê a sentença e fixa a pena, em caso de condenação. Qualquer pessoa poderá assistir ao Tribunal do Júri (salvo nos casos que correm em sigilo). São sorteados, a cada processo, 25 cidadãos que devem comparecer ao julgamento.  Destes, apenas sete são sorteados para compor o conselho de sentença que irá definir a responsabilidade do acusado pelo crime. (Fonte – CNJ)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Senadora Professora Dorinha celebra sanção do Sistema Nacional de Educação, marco histórico para o país • Senadora Professora Dorinha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), o Projeto de Lei…

9 horas ago

júri condena cinco homens por homicídio e organização criminosa e penas passam de 31 anos

O Tribunal do Júri da Comarca de Xambioá, realizado nesta quinta-feira (30/10), condenou cinco homens…

11 horas ago

Empreendedora tocantinense transforma produtos da Amazônia em negócios globais e leva o Tocantins ao pódio nacional | ASN Tocantins

No sul do Tocantins, uma mulher aprendeu a empreender observando a força e a sabedoria…

13 horas ago

Sebrae revela vencedoras do Prêmio Mulher de Negócios | ASN Tocantins

As empreendedoras Ana Siqueira Calleri (RO), Vilena Ribeiro Silva (MA), Lia Barros (PR), Camila Policarpo…

13 horas ago

Palmas lança Núcleo de Cidadania de Adolescentes para certificação do selo Unicef | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas lança Núcleo de Cidadania de Adolescentes para certificação do selo Unicef Lançamento foi realizado…

15 horas ago

Prefeitura de Palmas disponibiliza linha exclusiva para acesso aos cemitérios no Dia de Finados | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas disponibiliza linha exclusiva para acesso aos cemitérios no Dia de Finados Ônibus…

16 horas ago