O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na sexta-feira (19/9), a 2ª Reunião de Análise da Estratégia (RAE) do biênio 2025/2027. O encontro com a equipe de Líderes foi conduzido pela presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, que destacou a importância do planejamento estratégico e da integração das ações do Poder Judiciário.
Durante a reunião, foram apresentados os resultados do primeiro semestre de 2025 do relatório Justiça em Números, além do panorama das metas e projetos estratégicos da instituição.
Segundo o levantamento apresentado pela Coordenadoria de Gestão Estratégica (Coges), o Judiciário tocantinense recebeu 119.158 novos casos no primeiro semestre de 2025, número 9% superior ao registrado no mesmo período de 2024, quando foram admitidos 108.908 processos. Em relação à transparência, a meta de 2025 já foi superada com índice alcançado de 94,4%.
No campo dos projetos estratégicos, 75% das ações já foram executadas, com implantação das Centrais de Processamento Eletrônico (CPEs) em Araguaína (região Norte) e Palmas (região Central). Estruturas visam impulsionar a tramitação processual e oferecer suporte aos magistrados(as).
No macrodesafio Fortalecimento da Relação Institucional do Poder Judiciário com a Sociedade, está prevista a aplicação de dois questionários voltados à sociedade. Um será direcionado especificamente aos cidadãos e outro aos operadores do Direito, seguindo modelo adotado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ao finalizar a reunião, a presidente Maysa Vendramini destacou os avanços alcançados e ressaltou a importância do alinhamento estratégico.
“É um momento para termos noção real do Poder Judiciário. Temos muitas demandas, mas também muitos projetos em andamento. A situação das CPEs nos leva a buscar encaminhamentos resolutivos, sempre em prol de oferecer melhores respostas à sociedade”, destacou.
RAE
A Reunião de Análise da Estratégia (RAE) é realizada a cada quatro meses e tem por objetivo acompanhar a execução do Planejamento Estratégico da instituição, assim como o cumprimento de metas e do Plano de Gestão.
A RAE é realizada em duas etapas, sendo a primeira reunião de caráter preparatório com a participação da equipe de líderes ampliada; e a segunda com a equipe de Líderes instituída por meio da Portaria Nº 1002/ 2025.
Além da presidente do TJTO, participaram da reunião os seguintes membros da Equipe de Líderes da RAE: a vice-presidente, desembargadora Jacqueline Adorno; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho; a coordenadora do Cejusc de 2º Grau, desembargadora Ângela Issa Haonat; o magistrado de 1º Grau, Rafael Gonçalves de Paula; o diretor-geral do TJTO, Francisco Alves Cardoso Filho; a representante dos(as) servidores(as), Maria das Dores. Também participaram da RAE dois membros da equipe de Líderes Ampliada: o juiz auxiliar da Presidência, Arióstenis Guimarães; e a chefe de Gabinete da Presidência, Lívia Guimarães.