Categories: Estado

TJTO celebra o amor de 100 casais na 1ª Edição do Casamento Comunitário da Comarca de Palmas


O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) abre as portas nesta sexta e sábado (4 e 5/7), às 17h30, para a realização da primeira edição do Casamento Comunitário da Comarca de Palmas. Uma iniciativa que transforma o sonho da união civil em realidade para quem mais precisa.

A ação é promovida pelo Poder Judiciário do Tocantins, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), vinculado ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJTO) e da Coordenadoria de Cidadania (Cocid), da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS). A proposta é garantir o acesso gratuito à formalização do casamento civil, promovendo segurança jurídica e valorização dos vínculos familiares.

Os casais foram divididos em dois grupos: 50 se casam na sexta-feira e os outros 50 no sábado. Todos passaram por processo de habilitação conforme critérios socioeconômicos e serão beneficiados com isenção de taxas cartorárias, graças à parceria com o Cartório de Registro Civil de Palmas e à Diretoria do Foro da Comarca.

Para a juíza Silvana Parfieniuk, coordenadora do Cejusc Palmas, o casamento comunitário é um evento que vai além do rito jurídico.

“É a celebração do amor, da dignidade e da cidadania. O Judiciário se aproxima da sociedade quando promove ações que transformam vidas de forma tão significativa”, destaca a magistrada Silvana Parfieniuk.

A realização do Casamento Comunitário conta também com a parceria do Cartório de Registro Civil de Palmas e da Diretoria do Foro da Comarca, além da colaboração de voluntários e colaboradores(as), e será abrilhantada pela apresentação do Corpo Musical do Exército Brasileiro e pela participação especial do capelão da Ulbra/Palmas.

A iniciativa segue as diretrizes das Resoluções nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e nº 1/2020, do TJTO, que incentivam a ampliação do acesso à Justiça, a pacificação social e a promoção de direitos fundamentais.

Serviço

Convites: cada casal tem direito a quatro convites. A retirada deve ser feita até quinta-feira (3/7), das 13h às 18h, no Fórum de Palmas (Cejusc de Palmas), mesmo local da entrega dos documentos para habilitação.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Guarda Ambiental de Palmas resgata Tamanduá Bandeira em condomínio rural | Prefeitura Municipal de Palmas

Guarda Ambiental de Palmas resgata Tamanduá Bandeira em condomínio rural Animal estava acuado por cães…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas disponibiliza telhas na ação emergencial para atender famílias atingidas por vendaval no Jardim Taquari | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas disponibiliza telhas na ação emergencial para atender famílias atingidas por vendaval no…

17 horas ago

Primeira-dama de Palmas instala gabinete de crise para ações imediatas em resposta ao vendaval que atingiu famílias do Jardim Taquari | Prefeitura Municipal de Palmas

Primeira-dama de Palmas instala gabinete de crise para ações imediatas em resposta ao vendaval que…

2 dias ago

Prefeito Eduardo Siqueira Campos decreta situação de emergência e regulamenta apoio às famílias do Jardim Taquari atingidas por vendaval | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito Eduardo Siqueira Campos decreta situação de emergência e regulamenta apoio às famílias do Jardim…

2 dias ago

Prefeitura de Palmas recupera 15 avenidas em uma semana na Operação Tapa-Buracos | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas recupera 15 avenidas em uma semana na Operação Tapa-Buracos As frentes de…

2 dias ago

Prefeitura orienta servidores a verificarem validação do Censo Cadastral até 15 de janeiro | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura orienta servidores a verificarem validação do Censo Cadastral até 15 de janeiro Mais de…

2 dias ago