Categories: Estado

TJTO e instituições renovam parceria para fortalecer o Projeto Maria nas Comunidades no Tocantins


Com o compromisso de ampliar o alcance das políticas públicas voltadas à proteção e ao empoderamento feminino, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) renovou, nesta quinta-feira (5/6), o Termo de Cooperação Técnica nº 09/2025 com instituições do sistema de Justiça, segurança pública e advocacia do Estado. A renovação, divulgada no  Diário da Justiça nº 5889, fortalece a continuidade e a expansão do Projeto Maria nas Comunidades, que promove cidadania, informação e acesso à justiça para mulheres em situação de vulnerabilidade em diversas regiões do Tocantins.

O acordo, com vigência de 60 meses e possibilidade de prorrogação, marca uma articulação interinstitucional entre o TJTO, Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRETO), Ministério Público do Estado (MPTO), Defensoria Pública (DPETO), Secretaria de Segurança Pública (SSPTO), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OABTO) e Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica – Seccional Tocantins (ABMCJ-TO).

Coordenado pela Ouvidoria da Mulher do TJTO, o projeto Maria nas Comunidades, criado em 2023, leva informação, escuta e apoio às comunidades tocantinenses por meio de rodas de conversa, ações educativas e orientações jurídicas. A iniciativa atua no enfrentamento à violência de gênero, com foco na prevenção, acolhimento e no estímulo à denúncia.

“Maria nas Comunidades é mais que um projeto, é um movimento de cuidado, pertencimento e esperança. E eu, como Ouvidora da Mulher e como mulher, tenho orgulho de fazer parte dele”, afirmou a desembargadora Ângela Prudente, responsável pela Ouvidoria da Mulher no TJTO.

A magistrada também destaca o simbolismo da cooperação. “A assinatura deste termo é a representação de um compromisso entre instituições que possuem o objetivo comum e especial de difundir importantes informações às mulheres acerca dos seus direitos, do seu protagonismo e do seu potencial. É emocionante saber que estamos tocando vidas, rompendo silêncios e mostrando que toda mulher tem vez, voz e valor”.

A  presidente da ABMCJ-TO, Gizella Bezerra, reforçou o papel estratégico da informação no combate à violência contra mulheres e meninas. “Renovamos com alegria essa parceria. Como mulheres do sistema de justiça, temos o dever de levar informação qualificada às comunidades, promovendo acesso à proteção, conscientização e empoderamento.”

A iniciativa está alinhada a diretrizes nacionais e internacionais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o ODS 5 (igualdade de gênero) e o ODS 16 (paz, justiça e instituições eficazes), além de fortalecer o papel das Ouvidorias como canais de escuta ativa, transparência e participação cidadã.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Usuários do transporte coletivo de Palmas podem fazer recarga em terminais de autoatendimento | Prefeitura Municipal de Palmas

Usuários do transporte coletivo de Palmas podem fazer recarga em terminais de autoatendimento Seis estabelecimentos…

19 minutos ago

Servidores da Prefeitura de Palmas recebem treinamento sobre relacionamento com a imprensa | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidores da Prefeitura de Palmas recebem treinamento sobre relacionamento com a imprensa Em quatro encontros…

47 minutos ago

Justiça determina que município e estado implementem programas para jovens em conflito com a lei

Em decisão nesta terça-feira (26/8), o juiz Fabiano Gonçalves Marques, da Comarca de Alvorada, determinou…

57 minutos ago

Estudantes da rede municipal de ensino de Palmas se destacam na Olimpíada Brasileira de Geografia | Prefeitura Municipal de Palmas

Estudantes da rede municipal de ensino de Palmas se destacam na Olimpíada Brasileira de Geografia…

1 hora ago

Turismo de negócios lidera visitas a Palmas; setor de serviços cresce no 1º semestre de 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Turismo de negócios lidera visitas a Palmas; setor de serviços cresce no 1º semestre de…

2 horas ago

participe da campanha de arrecadação de livros do projeto de leitura da Corregedoria Geral da Justiça

Está aberto o período de arrecadação de livros para a revitalização do projeto Leia Mais, da Corregedoria…

2 horas ago