Categories: Estado

TJTO e instituições renovam parceria para fortalecer o Projeto Maria nas Comunidades no Tocantins


Com o compromisso de ampliar o alcance das políticas públicas voltadas à proteção e ao empoderamento feminino, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) renovou, nesta quinta-feira (5/6), o Termo de Cooperação Técnica nº 09/2025 com instituições do sistema de Justiça, segurança pública e advocacia do Estado. A renovação, divulgada no  Diário da Justiça nº 5889, fortalece a continuidade e a expansão do Projeto Maria nas Comunidades, que promove cidadania, informação e acesso à justiça para mulheres em situação de vulnerabilidade em diversas regiões do Tocantins.

O acordo, com vigência de 60 meses e possibilidade de prorrogação, marca uma articulação interinstitucional entre o TJTO, Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRETO), Ministério Público do Estado (MPTO), Defensoria Pública (DPETO), Secretaria de Segurança Pública (SSPTO), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OABTO) e Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica – Seccional Tocantins (ABMCJ-TO).

Coordenado pela Ouvidoria da Mulher do TJTO, o projeto Maria nas Comunidades, criado em 2023, leva informação, escuta e apoio às comunidades tocantinenses por meio de rodas de conversa, ações educativas e orientações jurídicas. A iniciativa atua no enfrentamento à violência de gênero, com foco na prevenção, acolhimento e no estímulo à denúncia.

“Maria nas Comunidades é mais que um projeto, é um movimento de cuidado, pertencimento e esperança. E eu, como Ouvidora da Mulher e como mulher, tenho orgulho de fazer parte dele”, afirmou a desembargadora Ângela Prudente, responsável pela Ouvidoria da Mulher no TJTO.

A magistrada também destaca o simbolismo da cooperação. “A assinatura deste termo é a representação de um compromisso entre instituições que possuem o objetivo comum e especial de difundir importantes informações às mulheres acerca dos seus direitos, do seu protagonismo e do seu potencial. É emocionante saber que estamos tocando vidas, rompendo silêncios e mostrando que toda mulher tem vez, voz e valor”.

A  presidente da ABMCJ-TO, Gizella Bezerra, reforçou o papel estratégico da informação no combate à violência contra mulheres e meninas. “Renovamos com alegria essa parceria. Como mulheres do sistema de justiça, temos o dever de levar informação qualificada às comunidades, promovendo acesso à proteção, conscientização e empoderamento.”

A iniciativa está alinhada a diretrizes nacionais e internacionais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o ODS 5 (igualdade de gênero) e o ODS 16 (paz, justiça e instituições eficazes), além de fortalecer o papel das Ouvidorias como canais de escuta ativa, transparência e participação cidadã.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Tribunal de Justiça divulga plantão da 2ª Instância para o período de 17 a 24 de outubro

Portaria Nº 3444/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 10 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…

6 horas ago

Avanços em tecnologia da informação no TJTO são apresentados em reunião do comitê responsável pelo setor

O Plano de Transformação Digital do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) foi um dos…

7 horas ago

Linguagem simples no Judiciário é tema de palestra no Congresso Tocantinense de Direito e Processo do Trabalho

“Acesso à Justiça começa pela compreensão”. Com essa premissa, o juiz Roniclay Alves de Morais…

8 horas ago

Prefeitura de Palmas articula cooperação com órgãos estaduais para fortalecer ações de segurança em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas articula cooperação com órgãos estaduais para fortalecer ações de segurança em Palmas…

8 horas ago

Operação Limpa Tudo contempla Santo Amaro e a Quadra Arse 71 nesta sexta-feira, 10 | Prefeitura Municipal de Palmas

Operação Limpa Tudo contempla Santo Amaro e a Quadra Arse 71 nesta sexta-feira, 10 Prefeitura…

8 horas ago

Crianças e adolescentes são beneficiados com doações do projeto “Armário Solidário” da Comarca de Araguaína

Em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, o projeto "Armário Solidário:…

9 horas ago