Categories: Estado

TJTO e OAB-TO discutem acessibilidade e tramitação prioritária em processos


Acessibilidade nos processos judiciais foi o assunto tratado pela presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Tocantins (OAB-TO), Gedeon Pitaluga e demais membros da Ordem. Participaram também os (as) desembargadores (as) Jacqueline Adorno e Pedro  Nelson de Miranda Coutinho.

Durante a reunião, membros da OAB ressaltaram que o processo eletrônico do Poder Judiciário do Tocantins está à frente dos outros tribunais do país, na questão da acessibilidade, no entanto, eles reivindicaram que sejam cumpridas todas as normas, como a inserção de documentos nos sistemas e a tramitação prioritária dos processos em que atue advogado ou advogada com deficiência. “Ninguém trata essa questão com seriedade, como o TJTO trata, mas precisamos aperfeiçoar”, obervou o conselheiro e secretário da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marques Elex Silva Carvalho.

A presidente do TJTO afirmou que o Judiciário sempre se preocupou com a acessibilidade e criou ferramentas para que o processo seja o mais acessível, mas o aprimoramento deve ser constante.

“Vocês abriram os nossos olhos para casos que não conseguimos enxergar”, disse a presidente, acrescentando que o Poder Judiciário vai estudar uma forma de garantir a questão da tramitação prioritária dos processos, para facilitar o trabalho das pessoas com deficiência. “É importante esta parceria, queremos atender o  a Advocacia, quem tem deficiência, sempre lembrando quem vocês representam: que é o jurisdicionado”.

A desembargadora Jacqueline Adorno ressaltou também o trabalho em conjunto. Ela disse que a OAB tem que fazer um trabalho de conscientização com os membros e sugeriu que a Corregedoria-geral da Justiça faça um alerta aos magistrados sobre uso de recursos nos processos (prints), que os tornam inacessíveis às pessoas com deficiência. O desembargador Pedro Nelson acrescentou dizendo que é preciso avançar, e de “forma coerente, legal”.

O presidente da OAB se comprometeu em encaminhar a lista de advogados com deficiência para um cadastro enquanto um sistema não seja estabelecido,e  reforçou também o trabalho em parceria, acrescentando que quebrar paradigmas  não é tarefa fácil, mas que estão buscando orientar os advogados sobre a importância de processos cada vez mais acessíveis.

Participaram também da reunião, os diretores Jonas Demóstenes (diretor geral)  e Wallson Brito da Silva (diretor judiciário) e o servidor  Angelo Stacciarini Seraphin  (diretoria de Tecnologia da Informação).



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Estudante da rede de ensino de Palmas descobre três asteróides em imagens de telescópios da Nasa | Prefeitura Municipal de Palmas

Estudante da rede de ensino de Palmas descobre três asteróides em imagens de telescópios da…

22 minutos ago

Senador Irajá celebra filiação de vice-governador do Tocantins ao PSD — Senado Notícias

O senador Irajá (PSD-TO) celebrou em pronunciamento em Plenário, na quarta-feira (27), a filiação do…

45 minutos ago

Inscrições para o XVI Prêmio Conciliar é Legal começam na próxima segunda (1ª/9)

Boas práticas voltadas à resolução consensual de conflitos, ao aprimoramento da eficiência do Poder Judiciário…

1 hora ago

Mães de bebês atendidos em Cmei de Palmas participam de oficina de Shantala | Prefeitura Municipal de Palmas

Mães de bebês atendidos em Cmei de Palmas participam de oficina de Shantala Técnica de…

2 horas ago

TJTO e Prefeitura de Gurupi discutem proposta do Programa de Recuperação Fiscal

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, recebeu a…

2 horas ago

Cmei Ana Luísa Valdevino promove palestra sobre alimentação saudável e agricultura familiar | Prefeitura Municipal de Palmas

Cmei Ana Luísa Valdevino promove palestra sobre alimentação saudável e agricultura familiar Atividade integra a…

3 horas ago