O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) participou, nesta quarta-feira (20/8), da 2ª reunião preparatória promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que será realizado em dezembro, em Florianópolis (SC).
O evento reuniu presidentes de tribunais, gestores estratégicos e integrantes da Rede de Governança Colaborativa, com o objetivo de alinhar diretrizes e metas para o fortalecimento do sistema de Justiça.
Representaram o Poder Judiciário do Tocantins na reunião o juiz auxiliar da Presidência, Arióstenes Guimarães Vieira; o coordenador de Gestão Estratégica, Renato Alves; a assessora de Planejamento e Projetos da Corregedoria-Geral da Justiça, Amanda Santa Cruz Melo; e a servidora Darllane dos Santos Ferreira Tacho.
Para o juiz Arióstenes Guimarães, o encontro representa “uma oportunidade de integração e fortalecimento da rede de governança, compartilhamento dos desafios enfrentados pelo Judiciário brasileiro e, também, das soluções possíveis, o que sempre é melhor com um diálogo mais próximo, presencial”, destacou.
Cumprimento de metas
No encontro, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, reforçou a importância do cumprimento das metas nacionais, com destaque para duas frentes ainda desafiadoras: o julgamento de processos com mais de 15 anos de tramitação e os casos de improbidade administrativa.
Também participou da solenidade o ministro Edson Fachin, eleito para presidir o STF e o CNJ a partir de setembro.
Entre os temas centrais debatidos, estiveram os avanços da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021–2026, com foco em indicadores de desempenho, inovação tecnológica e nos resultados do Ranking da Transparência.
As propostas discutidas na reunião serão consolidadas e apresentadas no Encontro Nacional do Poder Judiciário, em dezembro. Os segmentos da Justiça deverão manter as 10 Metas Nacionais que norteiam o trabalho do Judiciário até 2026.
Instituído pela Resolução CNJ nº 325/2020, o Encontro Nacional é o principal fórum de planejamento estratégico do sistema de Justiça e reunirá magistrados, servidores e gestores em painéis temáticos, oficinas colaborativas e debates sobre inovação, governança e eficiência.