Categories: Estado

TJTO realiza oficina interinstitucional de formação masculina para prevenção da violência doméstica em Araguatins


Na quinta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na sede do Fórum da Comarca de Araguatins, a Oficina Interinstitucional de Formação Masculina para a Prevenção da Violência de Gênero. A iniciativa reuniu gestores públicos e profissionais de áreas estratégicas para promover o debate sobre o papel dos homens no enfrentamento à violência contra a mulher.

Conduzida pela juíza da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid/TJTO), Cirlene de Assis, a atividade teve como foco a reflexão sobre comportamentos, responsabilidades e práticas cotidianas que contribuem para a prevenção da violência de gênero.

O principal objetivo da oficina foi capacitar gestores públicos e profissionais estratégicos como multiplicadores, incentivando a incorporação dessas reflexões nas práticas institucionais, nas políticas públicas e nas ações educativas, promovendo uma mudança comportamental ampla, especialmente entre os homens.

Durante a oficina, foram apresentados caminhos como a escuta qualificada, o acompanhamento profissional, os grupos reflexivos e os espaços terapêuticos, voltados ao manejo da raiva, ao autocontrole emocional e à desconstrução de crenças machistas. A responsabilização consciente e o compromisso com a mudança contínua foram apontados como essenciais para romper o ciclo da violência.

No encerramento, foi reforçada a noção de responsabilidade compartilhada, destacando que a prevenção da violência contra a mulher passa por atitudes concretas, como a divisão justa das tarefas domésticas, o respeito à autonomia feminina, a não omissão diante de situações de violência e o enfrentamento de comentários e comportamentos machistas.

“A mensagem final foi clara: nenhum homem nasce violento. A violência é aprendida e, portanto, pode ser desaprendida. Cada atitude consciente contribui para a construção de uma sociedade mais justa e segura”, reforçou a magistrada.

.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Membros da Rede TO Sustentável aprovam Plano de Ação 2026 e proposta do VI Seminário de Gestão Socioambiental em primeira reunião do ano

Integrantes da Rede TO Sustentável promoveram a primeira reunião do ano, na manhã desta sexta-feira…

1 hora ago

Lideranças nacionais do Sebrae visitam Palmas para alinhar governança e fortalecer pequenos negócios | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins recebeu nesta sexta-feira, 06, em Palmas, a visita institucional do presidente do…

2 horas ago

Acusado de tentar matar homem com tijolada é condenado a nove anos de prisão em Araguaína em sessão do Tribunal do Júri

O Conselho de Sentença da 1ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína condenou Adnilson Barbosa…

2 horas ago

Governador Wanderlei Barbosa visita o Sebrae Tocantins e destaca fortalecimento dos pequenos negócios no Estado | ASN Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, visitou o Sebrae Tocantins na manhã desta sexta-feira, 7,…

2 horas ago

Publicado edital com resultado preliminar dos(as) inscritos(as) no Programa de Residência Judiciária – Turma IV

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), por meio da Escola Superior da…

3 horas ago

TJTO lança edital de acordo direto em precatórios para 2026 com duas chances para antecipar o crédito

Quem espera por um precatório do Estado do Tocantins agora tem um novo motivo para…

4 horas ago