O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) segue nos preparativos para a 2ª edição do Pop Rua Jud 2025, que será realizada em Mateiros, na região do Jalapão, entre os dias 20 e 22 de outubro. Nesta quarta-feira (15/10), a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, recebeu do delegado da Receita Federal, Ricardo Magalhães, a doação de mais de 200 quilos de roupas e mil óculos de grau apreendidos em operações da instituição.
“Mais uma vez contamos com o apoio da Receita Federal que doou novos itens para esta edição. O Pop Rua Jud é uma iniciativa que garante cidadania e assegura direitos da população em situação de vulnerabilidade. Por isso, o apoio dos parceiros é fundamental”, destacou a presidente Maysa Vendramini.
O delegado da Receita Federal reforçou a importância social da iniciativa. “É por meio dessa cooperação que produtos fruto do crime são revertidos em benefícios para quem mais precisa. É um projeto diferenciado, com grande alcance social, e que pode contar sempre com o nosso apoio”, afirmou Ricardo Magalhães.
Os óculos serão utilizados nos atendimentos oftalmológicos, em parceria com a Clínica Yano. Já as peças, masculinas e femininas, foram entregues descaracterizadas e serão destinadas ao Varal Solidário do mutirão. Segundo a coordenadora de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa), Luciene Dantas, a estimativa, segundo dados da primeira edição, realizada em setembro, é de cinco peças por pessoa atendida.
A ação contará com a presença de uma ampla rede de parceiros institucionais, incluindo órgãos do Sistema de Justiça, instituições federais, estaduais e municipais, bem como entidades da sociedade civil.
Serviços oferecidos
Durante os três dias de ação, serão prestados atendimentos jurídicos, de saúde, cidadania e prevenção à violência, além de palestras e rodas de conversa em espaços públicos do município de Mateiros, como o Centro de Convenções e unidades escolares.
Parceiros da ação: Ministério Público Estadual do Tocantins (MPETO), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública da União (DPU), Advocacia Geral da União (AGU), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), INSS, Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSPTO), Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins (SECIJU/to), Polícia Militar (PMTO), Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRETO), Receita Federal, Exército Brasileiro, Justiça do Trabalho, Justiça Federal, entre outros parceiros institucionais.
Pop Rua Jud no Jalapão
Com o propósito de levar cidadania e Justiça a quem mais precisa, o Pop Rua Jud integra o programa “Justiça Cidadã no Cerrado”, coordenado pela Justiça Federal, que busca interiorizar a prestação jurisdicional e efetivar direitos fundamentais das populações em situação de vulnerabilidade, incluindo comunidades quilombolas e moradores de áreas remotas do Jalapão. A solenidade de abertura será no Centro de Eventos José Gomes Sobrinho, em Mateiros, às 10h, da próxima segunda-feira (20/10).
O projeto mutirão atende à Resolução CNJ nº 425/2021, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades, reforçando o compromisso do Poder Judiciário tocantinense com a inclusão e a dignidade humana.