Categories: Estado

TJTO recebe visita do Ministério do Desenvolvimento Agrário para alinhar estratégias contra a violência no campo


O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) recebeu na sexta-feira (9/5), a pedido do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), uma visita institucional de representantes do órgão federal. O objetivo do encontro foi redefinir estratégias e reforçar o combate à violência no campo.

A reunião, conduzida pelo desembargador João Rodrigues Filho, presidente da Comissão Regional de Soluções Fundiárias do TJTO (CRSF/TJTO), cuja atual composição é recente, tendo sido estabelecida pela Portaria 1.272, em abril de 2025, contou com a presença de: Wellington Magalhães, magistrado membro da CRSF-TJTO; Cláudia Maria Dadico, diretora do Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Agrários do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Jônatas dos Santos Andrade, juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Cristian Trindade Ribas, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO); Kenia Martins Pimenta Fernandes, defensora pública agrária da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO); Diego Montelo Faria, superintendente federal do Desenvolvimento Agrário do Tocantins (SFDA/TO); Fábio Tomáz Ferreira da Silva, coordenador de Articulação de Políticas Públicas da Secretaria Geral da Presidência da República; Diego Augusto Diehl, coordenador de Planejamento Estratégico do MDA; e Roberta Martins Soares Maciel Ismael, secretária da CRSF-TJTO.

Durante o encontro, foram discutidas ações para fortalecer a atuação da CRSF, buscando aumentar a efetividade na mediação de conflitos agrários e garantir a proteção dos direitos humanos das comunidades rurais. A discussão incluiu a análise de desafios na atuação da comissão, apontados por representantes da OAB/TO e DPE-TO. A diretora do Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Agrários do MDA, Cláudia Maria Dadico, destacou o compromisso do Ministério em apoiar o TJTO na capacitação de magistrados e no fortalecimento da comissão.

O representante do CNJ, juiz Jônatas dos Santos Andrade, ressaltou a importância de implementar a Resolução 510 do CNJ para assegurar soluções pacíficas e humanizadas nos conflitos fundiários. “É essencial renovar o compromisso com os direitos humanos e aprimorar nossa abordagem para resolver conflitos agrários de forma pacífica”, afirmou.

A reunião também abordou estratégias como a criação de uma unidade específica no sistema eletrônico de processos (eproc), com o intuito de agilizar e melhorar a gestão das demandas fundiárias.

O juiz Wellington Magalhães sugeriu regionalizar as ações da comissão, adaptando-as às realidades locais para garantir eficácia nas soluções.

Ao final do encontro, os representantes dos órgãos presentes firmaram compromissos para fortalecer a atuação da Comissão Regional de Soluções Fundiárias. Entre as deliberações, destacam-se a revisão do regimento interno para alinhamento com a Resolução 510 do CNJ, a realização de um seminário sobre soluções fundiárias via Esmat, a utilização de mediadores ambientais formados pela Esmat para auxiliar nos relatórios de visita técnica, e a priorização da criação de uma unidade dedicada à CRSF-TJTO, tanto física quanto no sistema eproc, com divulgação dos contatos para facilitar a comunicação.

“Nosso objetivo é tornar a comissão um espaço efetivo de diálogo e resolução pacífica dos conflitos no campo”, concluiu o desembargador João Rodrigues Filho, destacando o compromisso de todos os participantes.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Familiares e comunidade escolar prestigiam primeiro desfile cívico do Cmei Amâncio de Moraes | Prefeitura Municipal de Palmas

Familiares e comunidade escolar prestigiam primeiro desfile cívico do Cmei Amâncio de Moraes Crianças atendidas…

15 minutos ago

Prefeitura de Palmas realiza 1ª reunião de grupo para fortalecer política habitacional | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza 1ª reunião de grupo para fortalecer política habitacional GIPP objetiva articular…

43 minutos ago

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

13 horas ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

14 horas ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

14 horas ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

15 horas ago