Categories: Estado

TJTO reestrutura política de atenção às vítimas de crimes e atos infracionais com a criação de núcleo permanente e reorganização de centros especializados


O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) reestruturou a Política Institucional de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais com a publicação da Resolução nº 20, nesta quinta-feira (28/8). Até a aprovação dessa nova medida pelo Tribunal Pleno, a atuação do Judiciário tocantinense era regida por uma resolução em vigor desde 2023, agora revogada.

A medida visa aprimorar o suporte e o acolhimento a pessoas e familiares que tenham sofrido danos físicos, morais, patrimoniais ou psicológicos em decorrência de crimes ou atos infracionais cometidos por outra pessoa, mesmo que não identificada.

Uma novidade da nova resolução é a criação do Núcleo Permanente de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (NUPAVIT), vinculado à Presidência do TJTO. O núcleo será responsável por coordenar, gerir e difundir a implementação da política, além de supervisionar as atividades dos Centros Especializados de Atenção às Vítimas (CEAV), que serão criados conforme a demanda.

Conforme a resolução, um CEAV será instalado na comarca de Palmas como projeto-piloto, com duração de um ano. Posteriormente, será expandido para outras comarcas, de acordo com a demanda e a estrutura disponível.

Segundo a resolução, esses centros funcionarão como canal de acolhimento e oferta de informações sobre o andamento de processos e orientação sobre direitos. Caberá ao CEAV encaminhar as vítimas para a rede de serviços de saúde, assistência social e jurídica. O objetivo é evitar a chamada “revitimização”, ou seja, o sofrimento adicional causado pelo contato com o sistema de justiça, mas de forma estratégica e supervisionada pelo NUPAVIT.

“Com o NUPAVIT, o Judiciário tocantinense passa a contar com um órgão de deliberação estratégica, com atribuições claras para propor melhorias, articular parcerias interinstitucionais e supervisionar o funcionamento dos centros de atendimento”, explica a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal.

Outro ponto destacado pela presidente na resolução é a governança colaborativa. “O NUPAVIT irá atuar em articulação com diversas outras coordenadorias e setores do Tribunal, como a Coordenadoria da Mulher (CEVID), da Infância e Juventude (CIJ) e o Núcleo de Solução de Conflitos (NUPEMEC), promovendo uma abordagem integrada dos direitos humanos”, completa a presidente.

O NUPAVIT terá mandato de dois anos, coincidente com a gestão do TJTO, com recondução permitida, e será composto por desembargador(a) como presidente, um(a) juiz(a) com competência criminal como coordenador(a), um(a) juiz(a) auxiliar da Presidência e um(a) juiz(a) auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça.

Acesso ao serviço

Conforme a resolução, o TJTO disponibilizará, em seu site, um Canal Especializado de Apoio às Vítimas, com informações sobre a política institucional, orientações sobre programas de proteção, Justiça Restaurativa, acesso à rede de serviços socioassistenciais e jurídicos, tramitação de processos e direitos das vítimas. A Ouvidoria Judiciária oferecerá atendimento e orientação enquanto esse canal não estiver em funcionamento.

Também estão previstas a produção e a distribuição de cartilhas sobre o funcionamento do sistema de justiça, o procedimento de apuração de ato infracional e as medidas de proteção, participação e ressarcimento pelos danos, que serão encaminhadas às vítimas intimadas em inquéritos ou ações penais.

A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS) será responsável por fiscalizar o cumprimento da resolução, que inclui a destinação prioritária de valores de prestação pecuniária para a reparação de danos às vítimas. A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) capacitará magistrados(as), servidores(as), estagiários(as), colaboradores(as) e profissionais que atuarão nos Centros Especializados de Atenção à Vítima.


Confira a íntegra da resolução.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Ensino de defesa civil na escola está na pauta da Comissão de Educação — Senado Notícias

Um projeto de lei que inclui noções de defesa civil como conteúdo obrigatório do ensino…

1 hora ago

Proteção de dados na prática: por onde o pequeno negócio deve começar | ASN Tocantins

Em um contexto em que a correta gestão de dados se tornou mais que uma…

3 horas ago

Prefeitura de Palmas participa de ato de combate à intolerância religiosa | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas participa de ato de combate à intolerância religiosa Atividade realizada na Câmara…

17 horas ago

Prefeitura de Palmas irá fiscalizar cumprimento das novas regras de trânsito para veículos elétricos | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas irá fiscalizar cumprimento das novas regras de trânsito para veículos elétricos Exigências…

18 horas ago

Oficinas de artes da temporada de férias da Fundação Cultural de Palmas seguem até próxima semana | Prefeitura Municipal de Palmas

Oficinas de artes da temporada de férias da Fundação Cultural de Palmas seguem até próxima…

18 horas ago