Categories: Estado

TJTO reunirá magistrados de todo o Brasil para discutir o futuro da mediação e conciliação, de 16 a 18/6


O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) reunirá representantes dos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) de todo o país, nos dias 16, 17 e 18 de junho, no 17º Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec).

Com o tema: “É tempo de transformar conflitos em oportunidade de conciliação”, a solenidade de abertura será realizada no dia 16 de junho, às 17 horas, no auditório do TJTO, com a presença da presidente do Tribunal, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, que presidirá a mesa de honra ao lado da juíza Silvana Maria Parfieniuk, coordenadora do Nupemec Tocantins.

O evento tem como objetivo promover debates qualificados sobre as mais modernas técnicas de mediação e conciliação no âmbito do Judiciário brasileiro, além de impulsionar o intercâmbio de boas práticas e a integração entre magistrados(as), servidores(as) e demais agentes que atuam na área.

 

Programação

A programação inclui palestras com especialistas de renome nacional, como o desembargador Sílvio Dagoberto Orsatto (TJSC), que falará sobre os desafios na implementação do Cejusc de 2º Grau; o desembargador César Felipe Cury (TJRJ), com a temática “O direito e o consenso na pós-modernidade”; a professora Daniela Gabbay Monteiro (FGV), que fará um balanço da política judiciária da Resolução nº 125 e abordará os desafios futuros da mediação judicial no Brasil; e o juiz Hildebrando da Costa Marques (TJMT), que trará reflexões sobre o acesso à justiça, mediação e o sistema multiportas.

Além das palestras, os participantes poderão conferir oficinas práticas e, como exemplo de boas práticas: o lançamento da edição 2025 do Manual dos Cejuscs, a plataforma Sistema Credenciar TJTO, e a II edição do Prêmio Conciliação.

O encerramento está previsto para o dia 18 de junho, com uma reunião de alinhamento entre os membros dos Nupemecs, fortalecendo o compromisso de integração e desenvolvimento contínuo das políticas de solução consensual de conflitos.

 

Sobre o Fonamec

Criado em dezembro de 2014, o Fonamec é composto por coordenadores dos Nupemecs dos estados e do Distrito Federal, além de magistrados(as) dirigentes dos Cejuscs. Desde sua criação, o fórum se firma como um dos principais espaços de articulação do Judiciário para o aprimoramento dos métodos consensuais de solução de conflitos.

 

Confira a programação 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

PEC que inclui polícia científica como órgão da segurança pública tem segunda sessão de discussão — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição que inclui as polícias científicas entre os órgãos de…

3 horas ago

Compensação de déficit de reserva legal em propriedade rural segue para a Câmara — Senado Notícias

A Comissão de Agricultura (CRA) aprovou nesta quarta-feira (9), em turno suplementar, o projeto de…

4 horas ago

Senado conclui votação da PEC que define a educação como vetor para o progresso — Senado Notícias

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (9) a proposta que define a educação como…

4 horas ago

Prefeitura de Palmas retira 340 toneladas de lixo descartado irregularmente próximo ao Aterro Sanitário | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas retira 340 toneladas de lixo descartado irregularmente próximo ao Aterro Sanitário Destinação…

4 horas ago

Diretor da Polícia Federal rebate acusações de uso político da instituição – Notícias

09/07/2025 - 17:31   Bruno Spada / Câmara dos Deputados Comissão ouve o diretor da…

5 horas ago

Sebrae Tocantins lança pesquisa estadual para ouvir empreendedores e construir planejamento estratégico para 2026 | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins lança nesta quarta-feira, 10, às 8h30, no auditório da sede em Palmas,…

5 horas ago