O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (3) o PL 710/2022, que dá o nome de Iris Rezende Machado ao trecho da BR-153 que liga as cidades de Anápolis (GO) e Aliança do Tocantins (TO).
O relator, senador Confúcio Moura (MDB-RO), destacou a trajetória de Iris Rezende, que atuou durante décadas na política goiana. Iris foi eleito pela primeira vez à prefeitura de Goiânia em 1965, aos 32 anos. Como fazia oposição ao regime militar que se instalou no Brasil em 1964, Iris teve seus direitos políticos cassados em 1969. Só pôde retornar à vida pública em 1979.
Em 1982, Iris elegeu-se governador de Goiás. O político também venceu as eleições para o governo estadual em 1990. Depois elegeu-se senador em 1994. Em 1997, ocupou o Ministério da Justiça durante a gestão Fernando Henrique Cardoso. Posteriormente, Iris também venceu as eleições para a prefeitura de Goiânia em 2004, 2008 e 2016.
Em agosto de 2021, teve um acidente vascular cerebral hemorrágico. Foi transferido para São Paulo, mas devido a complicações clínicas, morreu no dia 9 de novembro. A homenagem ao político segue para sanção.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…
“Sensação de dever cumprido!”, disse a coordenadora dos voluntários, servidora do Tribunal de Justiça do…
“Não nos preocupemos com números, preocupemos com as vidas que iremos mudar”. A fala do…
Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira…
Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 Ciclo…
Decisão do Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Palmas condenou, na quinta-feira (11/9),…