O último dia de trabalho antes do recesso forense no Tribunal de Justiça do Tocantins foi marcado por acolhimento, alinhamento e projeção para o Judiciário tocantinense em 2026. Em clima de integração, na manhã desta sexta-feira (19/12), a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, recebeu os desembargadores da Corte, incluindo os oito novos integrantes empossados nesta quinta-feira (18/12), em reunião de encerramento das atividades de 2025.
Com a posse recente, o TJTO passa a contar com 19 desembargadores em sua composição. Ao abrir a reunião, a presidente deu as boas-vindas aos novos pares e destacou o espírito de união que norteia a gestão. Durante um café da manhã de acolhimento, agradeceu o apoio recebido ao longo do ano e reforçou a importância da atuação conjunta. “Queremos compartilhar o que está acontecendo dentro do Tribunal e seguir trabalhando de forma integrada. Tenho certeza de que, daqui para frente, continuaremos construindo juntos”, afirmou.
Balanço
Durante a reunião, foi apresentado um panorama das principais ações desenvolvidas em 2025, no âmbito da gestão 2025/2027, com destaque para a prestação de contas das áreas administrativa, jurisdicional e institucional. O balanço incluiu projetos estruturantes, avanços tecnológicos, ações de cidadania e investimentos em infraestrutura.
Entre as iniciativas de aproximação com a sociedade, foram ressaltadas ações como o Projeto JUS em Ação, além de eventos e programas voltados à cidadania, a exemplo do Dia Nacional de Saúde da Mulher Indígena, promovido em alinhamento com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e das edições do Pop Rua Jud, realizadas em Palmas e Mateiros.
O encontro também abordou importantes avanços estruturais, como a implantação da 1ª Vara de Garantias, a automatização do sistema eproc, investimentos em energia limpa e melhorias em unidades judiciárias.
A tecnologia ocupou espaço central no balanço, com destaque para o fortalecimento do uso de inteligência artificial e da inovação no Judiciário. O desempenho institucional rendeu reconhecimentos importantes, a exemplo da manutenção do nível de excelência no indicador iGovTIC-JUD 2025, do CNJ, e da conquista do 1º lugar no Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial 2025, na categoria Executivo.
A apresentação do balanço foi conduzida pelo diretor-geral do TJTO, Francisco Cardoso. Também estavam presentes: o diretor administrativo, Carlos Henrique Drumond, e a chefe de gabinete da Presidência do TJTO, Lívia Guimarães.