Categories: Política

União vai garantir operação para oferta de crédito a pequenas empresas — Senado Notícias


O Senado aprovou nesta terça-feira (25) um projeto que autoriza a União a conceder garantia na operação em que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve obter um empréstimo de US$ 750 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os recursos se destinam a um programa de crédito para micro, pequenas e médias empresas. Agora esse projeto (PRS 43/2023), que teve origem em mensagem da Presidência da República, vai à promulgação.

O nome do programa a ser beneficiado com o empréstimo é Programa Global de Crédito Emergencial BID-BNDES de Financiamento às Micro, Pequenas e Médias Empresas para a Defesa do Setor Produtivo e o Emprego.

O relator da matéria foi o senador Eduardo Gomes (PL-TO), que apresentou parecer favorável à iniciativa.

O senador reitera em seu parecer que o objetivo do programa é apoiar as micro, pequenas e médias empresas “frente à crise econômica provocada pela covid-19, particularmente pelo papel que essas empresas desempenham na economia, na manutenção do emprego e da produtividade do Brasil. O acesso aos recursos do BID permite ao BNDES compor um orçamento apropriado para suas operações de crédito, com vistas a manter um endividamento balanceado, em termos de moedas, prazos e taxas de juros, uma vez que apresenta condições mais atrativas do que aquelas praticadas nos mercados local e internacional”.

Votos contrários

O projeto foi aprovado com os votos contrários dos senadores Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) e Cleitinho (Republicanos-MG). Oriovisto alertou para os possíveis efeitos do programa sobre a inflação e as taxas de juros.

— O BNDES pretende espalhar esse dinheiro na economia na forma de empréstimos para as pequenas e médias empresas. É uma forma de o governo colocar dinheiro subsidiado no mercado. Toda vez que alguém paga meia entrada para assistir ao espetáculo da economia, alguém tem de pagar dobrado. Esse aumento do meio circulante pode provocar algum crescimento, mas vai provocar mais inflação e obrigar as taxas de juros a continuarem altas — argumentou Oriovisto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 16/1 a 23/1

Portaria Nº 45/2026 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 09 de janeiro de 2026 Dispõe sobre a…

4 horas ago

Tribunal de Justiça amplia composição das Câmaras a partir do ano Judiciário de 2026

O momento histórico vivido pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), com a posse de…

5 horas ago

TJTO realiza campanha de arrecadação de itens para proteção da pele durante o Janeiro Roxo

O Tribunal de Justiça do Tocantins, por meio do Centro de Saúde (Cesau/TJTO) , se…

7 horas ago

Ações de cidadania do Poder Judiciário levam dignidade à população indígena e a milhares de pessoas vulneráveis em 2025 na capital e no interior

Em paralelo ao trabalho jurisdicional, sua atividade-fim, o Poder Judiciário do Tocantins promoveu uma série…

8 horas ago

Prefeitura nomeia novos membros do Conselho Fiscal do PreviPalmas para o biênio 2026-2027 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura nomeia novos membros do Conselho Fiscal do PreviPalmas para o biênio 2026-2027 Nova composição…

9 horas ago

Sistema GRP passará por manutenção programada a partir das 22h desta sexta-feira (9/1)

O Tribunal de Justiça do Tocantins informa a realização de parada técnica programada no sistema…

9 horas ago