Categories: Política

Vai à sanção sistema nacional para monitorar violência nas escolas — Senado Notícias


O Senado aprovou nesta terça-feira (11) projeto da Câmara dos Deputados que obriga o Poder Executivo a implantar um serviço de monitoramento de ocorrências de violência escolar. O PL 1.372/2022 determina que o serviço, chamado Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas, seja criado pelo Poder Executivo em articulação com os estados, municípios e o Distrito Federal. O texto segue para sanção.

O projeto, do ex-deputado Paulo Bengston, foi relatado pela senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO). Para a senadora, informações coletadas nas comunidades e no ambiente escolar poderiam, se organizadas, possibilitar a tomada de providências para evitar situações de violência que têm acontecido em escolas, creches e espaços de educação.  

— A criação desse sistema vai permitir um cuidado com tema, mas mais do que isso, permitir que os sistemas possam responder de maneira diferenciada às situações de violência — disse a relatora.

De acordo com o texto, o serviço deverá atuar, prioritariamente, na produção de estudos, levantamentos e mapeamento de ocorrências de violência escolar; na sistematização e divulgação de soluções eficazes no combate à violência escolar; e em programas educacionais e sociais direcionados à formação de uma cultura de paz. Também terá que prestar assessoramento às unidades consideradas violentas e apoio psicossocial às vítimas de violência nas escolas.

A tecnologia usada deve permitir a integração e o tratamento de informações recebidas por telefone, e-mail, sites na internet e outras mídias. Caberá ao Executivo a responsabilidade de oferecer um número de telefone de acesso gratuito em todo o país para recebimento de denúncias de violência escolar ou risco iminente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura mobiliza equipes de várias pastas para atendimento a impactados por temporal no Jardim Taquari | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura mobiliza equipes de várias pastas para atendimento a impactados por temporal no Jardim Taquari…

7 minutos ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 9 a 16/1

Portaria Nº 22/2026 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 07 de janeiro de 2026 Dispõe sobre a…

9 minutos ago

Prefeitura de Palmas regulamenta novos procedimentos para aprovação de projetos arquitetônicos e urbanísticos na Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas regulamenta novos procedimentos para aprovação de projetos arquitetônicos e urbanísticos na Capital…

37 minutos ago

Prefeitura de Palmas publica portaria que agiliza alvará de construção para condomínios na Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas publica portaria que agiliza alvará de construção para condomínios na Capital Publicação…

1 hora ago

a sustentabilidade é responsabilidade de quem?” na próxima quinta-feira (15/1)

A Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do Tocantins (Digep/TJTO) realiza o…

1 hora ago

Boa Vista tem melhor nota entre capitais brasileiras, aponta pesquisa

A cidade de Boa Vista, capital de Roraima, tem a melhor nota em um ranking…

5 horas ago