Categories: Política

Valorização de professores e economia da biodiversidade estão na pauta da CAE — Senado Notícias


A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) tem reunião na terça-feira (17), às 10h, com dez itens na pauta de votações. Entre eles, o projeto que cria medidas para a valorização dos profissionais da educação escolar básica pública. Também devem ser votadas a criação de políticas nacionais para o desenvolvimento da economia da biodiversidade e para a educação financeira e empreendedora.

Valorização

PL 865/2024 cria o Índice Nacional de Valorização Docente, para melhorar a qualidade da educação básica pública. A matéria, apresentada pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), tem voto favorável da relatora, a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).

De acordo com o texto, o índice deve ser composto por indicadores capazes de medir as condições de trabalho e a valorização profissional dos professores. Entre eles, licenciatura na área específica; aperfeiçoamento profissional contínuo por pós-graduação; remuneração justa em relação ao mercado; e cumprimento do piso nacional da categoria.

Biodiversidade

A criação da Política Nacional de Desenvolvimento da Economia da Biodiversidade está no PL 1.855/2022, da Comissão de Meio Ambiente (CMA), relatado pelo senador Jaques Wagner (PT-BA).

De acordo com a proposta, a política fará parte de uma “estratégia nacional em investimentos sustentáveis para a obtenção de um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico, conservação da biodiversidade, geração de emprego e renda e redução de desigualdades e lacunas estruturais”.

O projeto define economia da biodiversidade como “atividades econômicas formadas por cadeias produtivas sustentáveis que vinculem proteção e produção a partir da diversidade biológica do território, em atenção às diversidades sociais e culturais, tendo como premissa a agregação de valor à produção sociobiodiversa e o respeito ao modo de vida e diversidades culturais de povos e comunidades tradicionais, e formação de mercados justos”.

Os beneficiários principais da política nacional serão: agricultores familiares, empreendedores familiares rurais, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, povos indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais e demais povos e comunidades tradicionais.

Finanças

Outra proposta em pauta é o PL 2.356/2024, que cria a Política Nacional de Educação Empreendedora e Financeira (PNEEF). O texto prevê cursos de formação para professores e gestores escolares, promoção de feiras e eventos sobre empreendedorismo e finanças, além da busca por parcerias com universidades, empresas, organizações sociais e instituições de apoio ao tema. A proposição do senador Jayme Campos (União-MT) tem relatório favorável de Dorinha.

Cadastro positivo

A CAE pode votar ainda o PL 1.558/2022, que concede descontos e benefícios para cidadãos que pagam seus financiamentos em dia. O cadastro positivo vale para quem já pagou mais de 75% do valor total da dívida. O projeto, do senador Eduardo Braga (MDB-AM), também é relatado por Dorinha, cujo parecer é favorável.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Justiça manda devolver Pix de R$ 10 mil enviado por engano e isenta banco de responsabilidade

Em decisão pelo Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom), nesta terça-feira (29/7), a juíza Renata…

14 horas ago

Fundação Cultural de Palmas abre 170 novas vagas para aulas gratuitas de iniciação artística | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Cultural de Palmas abre 170 novas vagas para aulas gratuitas de iniciação artística As…

15 horas ago

Prefeitura recebe novos servidores da Educação de Palmas com cerimônia de boas-vindas e formação nesta sexta-feira, 1º | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura recebe novos servidores da Educação de Palmas com cerimônia de boas-vindas e formação nesta…

15 horas ago

ex-presidente da Câmara é condenado por improbidade e deve devolver R$ 198 mil aos cofres públicos

Em atuação pelo Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom), o juiz Vandré Marques e Silva…

15 horas ago

Prefeitura de Palmas executa serviços de recapeamento em avenida comercial de Taquaralto | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas executa serviços de recapeamento em avenida comercial de Taquaralto Prefeito Eduardo Siqueira…

16 horas ago

júri condena jovem acusado de tentativa de homicídio contra travesti em Carrasco Bonito

Em sessão nesta terça-feira (29/7), o Tribunal do Júri da Comarca de Augustinópolis condenou Rodrigo…

16 horas ago