Categories: Estado

Vice-presidente do TJTO e representantes da Rede TO Sustentável visitam aterro sanitário de Couto Magalhães


A vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins e presidente do Comitê Gestor do Plano de Logística Sustentável e da Rede TO Sustentável, desembargadora Ângela Prudente, participou, nesta segunda-feira (13/5), de uma visita técnica ao aterro sanitário do município de Couto Magalhães, onde também foi realizada uma reunião sobre a política municipal de resíduos sólidos da cidade. 

A ação da Rede TO Sustentável contou com a presença do prefeito de Couto Magalhães, Júlio César Ramos Brasil; do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcello Lelis; e de representantes do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e Energisa. A visita à unidade, que teve o objetivo de conhecer um modelo que pode servir para outros municípios, faz parte da ação da Rede e do programa Lixão Zero do Tocantins, que é desenvolvido pela Semarh e realiza o mapeamento da cadeia dos resíduos sólidos no Estado.

O prazo para os municípios eliminarem os lixões se encerra em agosto deste ano e 60% dos resíduos ainda são depositados nesse tipo de estrutura.

Durante a programação, cerca de 50 alunos do ensino médio estiveram, também, no aterro sanitário do município, onde puderam ver o funcionamento e saber sobre a política de resíduos sólidos da cidade. A unidade é considerada uma experiência bem sucedida técnica e financeiramente.

A desembargadora Ângela Prudente ressaltou a importância do trabalho em parceria. “Essa ação em Rede demonstra a importância das instituições e órgãos atuarem de forma conjunta”, disse, acrescentando que a temática será discutida durante o IV Seminário de Gestão Socioambiental, que acontecerá nos dias 13 e 14 de junho, no auditório do Tribunal de Justiça, com o subtema: “Atuação em rede em prol do lixão zero no Tocantins”, “Ressalto que a gestão municipal está de parabéns pela brilhante atuação e envolvimento da comunidade através da educação ambiental.”

Rede TO Sustentável
Coordenada pelo TJTO, a Rede TO Sustentável é composta pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Agência Tocantinense de Saneamento (ATS); Prefeitura de Palmas; Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Defensoria Pública Estadual (DPE); Ministério Público do Tocantins (MPE); Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Energisa.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeito em exercício de Palmas acompanha obras e ações da Secretaria de Zeladoria Urbana | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito em exercício de Palmas acompanha obras e ações da Secretaria de Zeladoria Urbana Vistoria…

8 horas ago

Prefeitura de Palmas destaca aprovação de projeto que proíbe testes cosméticos em animais | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas destaca aprovação de projeto que proíbe testes cosméticos em animais Texto segue…

11 horas ago

acusado de esfaquear homem é condenado a 10 anos de prisão após júri

O Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Tocantinópolis condenou José da Silva Feitosa,…

11 horas ago

Prefeitura de Palmas executa terraplanagem para construção da sétima célula do Aterro Sanitário | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas executa terraplanagem para construção da sétima célula do Aterro Sanitário Aterro será…

12 horas ago

Servidoras do Município de Palmas recebem capacitação sobre direito a acompanhante para mulheres nos espaços de saúde | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidoras do Município de Palmas recebem capacitação sobre direito a acompanhante para mulheres nos espaços…

12 horas ago

Procon Palmas encontra grande variação no valor da carne entre açougues da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Procon Palmas encontra grande variação no valor da carne entre açougues da Capital Tilápia teve…

13 horas ago