Vice-presidente do TJTO e representantes da Rede TO Sustentável visitam aterro sanitário de Couto Magalhães


A vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins e presidente do Comitê Gestor do Plano de Logística Sustentável e da Rede TO Sustentável, desembargadora Ângela Prudente, participou, nesta segunda-feira (13/5), de uma visita técnica ao aterro sanitário do município de Couto Magalhães, onde também foi realizada uma reunião sobre a política municipal de resíduos sólidos da cidade. 

A ação da Rede TO Sustentável contou com a presença do prefeito de Couto Magalhães, Júlio César Ramos Brasil; do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcello Lelis; e de representantes do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e Energisa. A visita à unidade, que teve o objetivo de conhecer um modelo que pode servir para outros municípios, faz parte da ação da Rede e do programa Lixão Zero do Tocantins, que é desenvolvido pela Semarh e realiza o mapeamento da cadeia dos resíduos sólidos no Estado.

O prazo para os municípios eliminarem os lixões se encerra em agosto deste ano e 60% dos resíduos ainda são depositados nesse tipo de estrutura.

Durante a programação, cerca de 50 alunos do ensino médio estiveram, também, no aterro sanitário do município, onde puderam ver o funcionamento e saber sobre a política de resíduos sólidos da cidade. A unidade é considerada uma experiência bem sucedida técnica e financeiramente.

A desembargadora Ângela Prudente ressaltou a importância do trabalho em parceria. “Essa ação em Rede demonstra a importância das instituições e órgãos atuarem de forma conjunta”, disse, acrescentando que a temática será discutida durante o IV Seminário de Gestão Socioambiental, que acontecerá nos dias 13 e 14 de junho, no auditório do Tribunal de Justiça, com o subtema: “Atuação em rede em prol do lixão zero no Tocantins”, “Ressalto que a gestão municipal está de parabéns pela brilhante atuação e envolvimento da comunidade através da educação ambiental.”

Rede TO Sustentável
Coordenada pelo TJTO, a Rede TO Sustentável é composta pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Agência Tocantinense de Saneamento (ATS); Prefeitura de Palmas; Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Defensoria Pública Estadual (DPE); Ministério Público do Tocantins (MPE); Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Energisa.



FONTE

Comentários estão fechados.