O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, no dia 19 de fevereiro, às 15h, o Webinário “O Olhar para o futuro: reflexões e recomendações do Grupo de Trabalho “Memória da Escravidão e da Liberdade”, com transmissão ao vivo no canal do CNJ no YouTube.
O objetivo do Webinário é a divulgação das conclusões do relatório final do Grupo de Trabalho “Memória da Escravidão e da Liberdade”, que está disponível na Biblioteca Digital do CNJ. As inscrições para o webinário podem ser feitas acessando o formulário através do link https://eventos.cnj.jus.br/inscricao-webnario-o-olhar-para-o-futuro-reflexoes-e-recomendacoes-do-grupo-de-trabalho-memoria-da-escravidao-e-da-liberdade.
Para mais informações, acesse a programação do evento.
Relatório
O relatório final do GT Memória da Escravidão e da Liberdade ressalta que a escravidão, embora abolida como regime legal, permanece como marca estrutural da sociedade brasileira. Associada ao racismo, ela ainda sustenta desigualdades e limita o pleno acesso da população negra a direitos, garantias e participação cidadã.
A publicação reúne pesquisa sobre conservação e difusão de acervos dos séculos XVIII e XIX nos tribunais, estudos de caso, planos de tratamento arquivístico e narrativas de pessoas escravizadas, além de recomendações aos tribunais.