1ª Corrida Rompendo o Silêncio mobiliza Dianópolis na luta contra a violência doméstica


Correr, caminhar e, sobretudo, conscientizar. A quinta-feira (21/8) foi movimentada em Dianópolis, no Sudeste do Estado, com a 1ª Corrida Rompendo o Silêncio, realizada pela Comarca local, levando cerca de 350 pessoas às ruas da cidade e unindo esporte, cidadania e solidariedade em uma ação que faz parte da 30ª Semana Justiça Pela Paz em Casa.

A largada aconteceu em frente ao Fórum de Dianópolis, com percurso de 5 km para corrida e 3 km para caminhada pelas ruas da cidade. O encerramento foi simbólico, realizado no Banco Vermelho, monumento que representa o enfrentamento à violência doméstica e a defesa dos direitos das mulheres.

O evento foi organizado pela Comarca de Dianópolis, em parceria com o Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Civil e Superintendência da Mulher do Município.

Alunos do Colégio Militar uniformizados para participação na corrida

Força e integração

Para o juiz diretor do Fórum da Comarca de Dianópolis, Rodrigo Perez Araújo, a corrida superou todas as expectativas. “Ao mobilizar 194 atletas inscritos e atrair público expressivamente superior, a corrida demonstra o comprometimento da sociedade local com a causa do combate à violência doméstica e familiar contra a mulher”, destacou.

O evento revelou a força da integração institucional, com participação do Poder Judiciário e instituições parceiras, todas unidas em torno da pauta.

“Mas o que verdadeiramente marcou foi o engajamento espontâneo da comunidade: comerciantes distribuindo água aos corredores, famílias inteiras participando, de crianças a idosos, todos voluntariamente abraçando esta causa”, citou o magistrado.

Segundo o juiz, a mobilização transcende o aspecto esportivo. “Representa o Poder Judiciário cumprindo seu papel social de conscientização e prevenção, levando à sociedade a mensagem de que a violência contra a mulher é inaceitável e que todos, instituições e cidadãos, devem unir esforços para erradicá-la”, pontuou.

“O sucesso deste evento reafirma nosso compromisso permanente com a proteção dos direitos das mulheres e demonstra que, quando Justiça e sociedade caminham juntas, construímos uma comunidade mais segura e igualitária para todas e todos”, ressaltou o juiz Rodrigo Perez.

 

Uma sala grande com um grupo de pessoas sentadas, assistindo um filme na tela.

Paranã

Ainda na região Sudeste, as ações da Semana Justiça Pela Paz em Casa também ocorreram na Comarca de Paranã, onde, na quarta-feira (20/8), foi realizado um cine-debate com exibição de filme e roda de conversa sobre violência contra a mulher.

O evento, promovido no Fórum da Comarca, contou com a participação da psicóloga Kalissa, do Grupo Gestor das Equipes Multidisciplinares (GGEM), e de representante da 99ª Delegacia da Polícia Civil de Paranã.

Fotos: Augusto Alves Medeiros e LC Filmagens

 




Sobre a Semana Justiça Pela Paz em Casa




A 30ª Semana Justiça Pela Paz em Casa começou na segunda-feira (18/8) e segue até esta sexta-feira (22/8). A mobilização nacional é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os Tribunais de Justiça de todo o país, com foco na celeridade processual, na promoção de políticas públicas e na conscientização da sociedade sobre a importância de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.

 

 



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp