1ª Semana do Registro Civil de Arraias oferece serviços a pessoas privadas de liberdade e seus familiares


Garantir cidadania por meio da documentação civil é o objetivo da 1ª Semana do Registro Civil de Arraias, realizada de 2 a 6 de junho na Unidade Prisional do município. A iniciativa é do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN) de Arraias, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Arraias, e com a Unidade Penal Regional de Arraias, possibilitando cada vez mais o acesso à cidadania, especialmente por meio da emissão dos documentos básicos para os grupos mais vulneráveis, atendendo pessoas privadas de liberdade e seus familiares.

Durante a semana, estão sendo oferecidos serviços como emissão de segunda via de certidões de nascimento e casamento, reconhecimento de união estável, formalização de casamento, reconhecimento de paternidade, retificação de registros e alteração de nome e sobrenome. A ação foi inspirada no projeto nacional “Registre-se!”, promovido pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), que visa combater o sub-registro civil e ampliar o acesso à cidadania, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Essa iniciativa busca replicar, aqui no sul do Tocantins, a proposta da Semana Nacional do Registro Civil. É uma forma de garantir dignidade, especialmente aos internos, reafirmando que a pena privativa de liberdade não retira de ninguém o direito à cidadania”, destaca Tagore Trajano de Almeida Silva, oficial registrador do cartório de Arraias.

O projeto também conta com a participação da professora Rebeca Vieira, da UFT, que desenvolveu projeto de  extensão sobre o papel social do detento, além do apoio do campus da UFT em Arraias. A abertura do evento foi realizada no auditório da universidade, com palestra do oficial do Cartório de Registro de Imóveis de Palmas, Fábio Roque que abordou o tema “O papel do registrador na ressocialização do detento”, destacando como o registro civil pode ter um papel transformador na vida dessas pessoas.

Durante a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, foi montado um posto com estudantes para esclarecimentos de dúvidas, sobre os serviços do cartório.

O encerramento da Semana do Registro Civil será na próxima sexta-feira (05/06), com a realização de um casamento coletivo dentro da unidade prisional. Oito casais participarão da cerimônia, que contará com decoração, presença de autoridades locais, familiares e convidados, reforçando a importância da formalização dos vínculos civis, mesmo no contexto da privação de liberdade.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp