Tribunal de Justiça do Tocantins abre as portas para alunos do Colégio Dom Alano


Ainda com as ações do projeto “Por dentro do Palácio da Justiça”, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) recebeu, na tarde desta quinta-feira (13/4), os alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Dom Alano, de Palmas. Na visita, os estudantes puderam conhecer os diferentes espaços do Palácio Rio Tocantins e ver de perto um pouco mais da rotina dos magistrados e servidores.
 
Durante a excursão, guiada de maneira única pelos personagens Theotônio Segurado e Feliciano Machado Braga, sendo interpretados, respectivamente, pelos atores Osmar  Casagrande e Wagner Bárbara, do Grupo Artpalco, os alunos mergulharam mais a fundo, não apenas na história do Judiciário tocantinense, mas também nos fatos históricos de criação do estado do Tocantins. Temas como a chegada da tecnologia ao Judiciário, toga da  primeira juíza de Palmas e primeira desembargadora a ocupar a Presidência do Tribunal, foram abordados no decorrer do passeio.
 
A visita começou no auditório que recebe o nome do Dr. Feliciano Machado Braga, pelo seu trabalho como juiz e seu empenho para criação do estado do Tocantins, e finalizou no Tribunal Pleno, onde acontecem as sessões que reúnem todos os desembargadores da Corte.
 
O professor da turma, Dalmo Fernandes,  que ministra a eletiva ‘Cidadania em Foco’, ressaltou a importância de conhecer os espaços públicos. “Falamos tanto em cidadania, então, é uma oportunidade de conhecer esses espaços e discutir as políticas, ver como funciona o Tribunal, essas instituições e o papel delas na vida dos cidadãos”.
 
E assim como os magistrados, a aluna Juliana Krebs também deseja seguir os mesmos passos. “Poder ver de perto o Tribunal, as salas onde tudo ocorre, ver algo que eu sempre sonhei e me sentir ali, me fez pensar: é  realmente isso que eu quero para minha vida. E é muito bom poder ver a primeira juíza mulher, a toga que ela usava, todos os materiais que eram usados antigamente nos processos”, destacou.
 
As visitas teatralizadas ao Tribunal de Justiça do Tocantins podem ser agendadas por faculdades, escolas e instituições pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..



FONTE

Comentários estão fechados.